insulina lispro é um análogo da insulina humana derivada de ADN recombinante, uma droga de ação rápida na redução da glicose no sangue. Foi criada pela inversão dos aminoácidos nas posições 28 e 29 da cadeia B. Humalog consiste de cristais de insulina zíncica lispro dissolvidos em um líquido claro.

A suspensão de insulina lispro protamina (NPL), é uma suspensão de pH neutro contendo insulina lispro(derivada de ADN recombinante) cristalizada com protamina resultando numa droga de ação intermediária na redução da glicose no sangue.

Humalog Mix25, é a mistura de Humalog e NPL, na proporção de 25/75.

Propriedades Farmacológicas

Propriedades Farmacocinéticas: A farmacocinética da insulina lispro reflete um composto que é rapidamente absorvido, e atinge níveis sangüíneos máximos 30 a 70 minutos após uma injeção subcutânea. A farmacocinética da suspensão de insulina lispro protamina é consistente com a de uma insulina de ação intermediária como a NPH. A farmacocinética do Humalog Mix25 é representativa das propriedades farmacocinéticas individuais dos dois componentes.

Propriedades Farmacodinâmicas: A insulina lispro tem mostrado ser equipotente à insulina humana em base molar. Estudos realizados emvoluntários normais e em pacientes com diabetes mostraram que a insulina lispro possui um início de ação e um pico mais rápidos e uma duração mais curta da atividade hipoglicemianteque a insulina humana regular. O início mais rápido da atividade da insulina lispro, aproximadamente 15 minutos após a sua administração, está relacionado diretamente com a velocidade de absorção mais rápida. Isso permite que a insulina lispro seja administrada mais próxima a uma refeição (15 minutos antes) quando comparada com a insulina regular (30 a 45 minutos antes da refeição). A velocidade de absorção da insulina lispro, e consequentemente o inicio de atividade, pode ser afetado pelo local da injeção e por outras variáveis.

Os resultados de um estudo clamp de glicose em voluntários sadios, mostraram que os perfis de absorção e de atividade da insulina lispro protamina (NPL) são similares aos da suspensão isófana de insulina humana (NPH). Os perfis farmacocinéticos e farmacodinâmicos das misturas de insulina lispro/NPL foram investigados em um outro estudo clamp da glicose. A atividade rápida da insulina lispro foi mantida em cada mistura. Além disso, cada mistura demonstrou um perfil farmacocinético e glicodinâmico diferente.

A principal atividade das insulinas, incluindo a NPL e Humalog Mix25, é a regulação do metabolismo daglicose. Além disso, todas as insulinas possuem diversas ações anabólicas e anticatabólicas sobre muitos tecidos do organismo. No músculo e outros tecidos (exceto o cérebro), a insulina causa um rápido transporte intracelular de glicose e aminoácidos, promove o anabolismo e inibe o catabolismo protéico. No fígado, ainsulina promove a captação e armazenagem da glicose na forma de glicogênio, inibe a gliconeogênese, e promove a conversão do excesso de glicose em gordura.

RESULTADOS DE EFICÁCIA - HUMALOG MIX25

Um estudo realizado durante 6 meses comparou o controle glicêmico quando os pacientes eram tratados com: (1) duas formulações de insulinas pré- misturadas contendo insulina lispro e uma nova formulação deinsulina lispro, a insulina lipro protamina (NPL), e (2) duas formulações pré-misturadas de insulina humana: uma de insulina humana na proporção de 50/50 e outra insulina humana na proporção de 70/30. Cem indivíduos, sendo 37 deles portadores do diabetes mellitus tipo 1 e 63 portadores de diabetes melito tipo 2, foram tratados com misturas de insulina lispro. A insulina lispro Mix50 (50 % de insulina lispro e 50% deinsulina NPL) e a insulina humana 50/50 [50% de insulina regular e 50% de insulina protamina neutra de Hagedorm (NPH)] foram administradas antes do café da manhã. Já a insulina lispro Mix25 (25% de insulina lispro e 75% de NPL) e a insulina humana 70/30 (30% de insulina regular e 70% de insulina NPH) foram administradas antes do jantar. A glicose sanguínea (GS), episódios hipoglicêmicos, as doses de insulina, o controle de doses antes das refeições e a hemoglobina A1c foram mensuradas. As doses médias das misturas de insulina lispro e de insulina humana foram inteiramente similares para os dois subgrupos dediabetes estudados. Porém, comparadas com as misturas de insulinas humanas, a administração da mistura de insulina lispro administrada 2 vezes ao dia resultou em: uma melhora do controle glicêmico pós-prandial, um controle glicêmico similar e hipoglicemia noturna menor; bem como a possibilidade da conveniência das aplicações de insulinas mais próximas dos horários das refeições.

Outro estudo realizado por Koivisto e equipe comparou a resposta da glicose após o café da manhã em 22 pacientes portadores de diabetes tipo 2 e em 10 indivíduos não portadores de diabetes, recebendo: uma baixa mistura (LM) de insulina na proporção de 25% de insulina lispro e 75% de insulina NPL, uma mistura deinsulina humana na proporção de 30% de insulina humana regular e 70% de insulina NPH ou apenas recebendo a insulina NPH. Após a administração da insulina LM, a área sob a curva da glicose sérica foi significantemente menor do que aquela após a administração da insulina humana 70/30 e NPH (p=0,008 e 0,003, respectivamente). Além disso, um pequeno aumento no pico sérico da glicose aconteceu com a administração da insulina LM (4,2± 0,4 mmol/l) do que com a insulina humana 70/30 (52± 0,3 mmol/l) ou NPH (6,3± 0,2 mmol/l). Os investigadores concluíram que a administração da insulina LM resulta em um melhor controle da glicose pós- prandial, que é mais próximo da resposta fisiológica, que as terapias com a insulinahumana 70/30 ou NPH.

INDICAÇÕES - HUMALOG MIX25

Humalog Mix25 é indicado no tratamento de pacientes com diabetes melito para controle da hiperglicemia.

CONTRA-INDICAÇÕES - HUMALOG MIX25

HUMALOG MIX 25 É CONTRA- INDICADO DURANTE EPISÓDIOS DE HIPOGLICEMIA E TAMBÉM AOS PACIENTES QUE APRESENTEM HIPERSENSIBILIDADE À INSULINA LISPRO OU A QUALQUER EXCIPIENTE CONTIDO NA FORMULAÇÃO.

MODO DE USAR E CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO DEPOIS DE ABERTO - HUMALOG MIX25

Humalog Mix25 deve ser administrado por via subcutânea incluindo o uso em bombas de infusão subcutânea contínua.

A administração subcutânea deve ser na parte superior dos braços, coxas, nádegas ou no abdome. Alternar os locais de injeção, de maneira que o mesmo local não seja utilizado aproximadamente, mais que uma vez por mês. Tomar cuidado para que não seja atingido nenhum vaso sangüíneo ao se injetar Humalog Mix25. Os pacientes devem ser orientados quanto às técnicas apropriadas de injeção.

Os refis de Humalog Mix25 devem ser armazenados em um refrigerador (de 2 a 8°C), mas não no congelador. Não usar o Humalog Mix25 se tiver sido congelado. A caneta e o refil EM USO devem ser mantidos fora da geladeira, em local o mais fresco possível (abaixo de 30°C), longe do calor e da luz direta. Os refis em uso não refrigerados, devem ser descartados após 28 dias, mesmo se ainda contiverem produto.

POSOLOGIA - HUMALOG MIX25

A dose de Humalog Mix25, é determinada pelo médico de acordo com as necessidades do paciente.

O início rápido de atividade da insulina lispro permite que a administração do Humalog Mix25 seja mais próxima a uma refeição (15 minutos antes) quando comparada com as misturas contendo insulina regular (30 a 45 minutos antes da refeição).

Humalog Mix25, deve ser administrado somente por via subcutânea, na parte superior dos braços, das coxas, nádegas ou no abdômen. Alternar os locais de injeção, de maneira que o mesmo local não seja utilizado aproximadamente, mais que uma vez por mês. Tomar cuidado para que não seja atingido nenhum vaso sangüíneo ao se injetar insulina. Os pacientes devem ser orientados quanto às técnicas apropriadas deinjeção.

Não foram estabelecidas a segurança e a eficácia em pacientes com menos de 18 anos de idade.