A ALIMENTAÇÃO ARTIFICIAL

(FÓRMULAS)



 MOTTO: "Jesus ergueu-se e disse: "Quem dentre vós não tiver pecado, atire a primeira pedra!""

As fórmulas infantis - nome sofisticado do classico "leite em pó adaptado" para lactentes - usam, como é normal, como padrão de referência o próprio leite materno.

A fórmula infantil (Fl) precisa cumprir as necessidades deste grupo etário, conforme recomendado:

A globalização nos trouxe o Codex Alimentarius, da Food and Agriculture Organization, da Organização Mundial da Saúde, tipo uma Magna Carta da Alimentação. Alguns não tem uma boa opinião sobre ele, achando o Codex um documento muito polêmico e especulações não faltam sobre ele... enfim, até lá, é certo que ainda não existe um codigo de conduta alimentar melhor ou pelo menos não foi ainda aceito outro. Neste Codex, que é debatido cada ano, em torno de 188 representantes de diferentes países, 240 observadores e 56 organizações governamentais internacionais incluindo representantes da ANVISA fazem mudanças e adaptações permanentes para atualizar as recomendações acerca da composição nutricional de todos os alimentos, inclusive para fórmulas lácteas, padronizando os nutrientes obrigatórios e não mandatórios, e suas quantidades. Depois, a ANVISA traz essas normas para o Brasil, aonde viram normas que reglementam a industria alimentar e as vendas de alimentos e produtos tangentes á isso.

Trabalhos científicos multicêntricos seriam a base cientifica destas reglementações internacionais tendo como objetivo atender às necessidades nutricionais dos lactentes e os aspectos de segurança.

É evidente, no entanto, que nos últimos 50 anos, as fórmulas infantis (Fl) vêm sofrendo constantes modificações para melhor se adequar às necessidades do lactente. Esse avanço tecnológico das fórmulas permitiu elaborar produtos no sentido de compensar certas deficiências digestivo-absortivas e reações alérgicas, e até mesmo contribuiu para diminuir a desnutrição e a obesidade.

Assim sendo, é claro que as fórmulas disponíveis no mercado brasileiro não conseguem obter o registro junto à Anvisa, se as mesmas não conseguirem comprovar o atendimento das resoluções do Codex.

Não é para fazer vista grossa porém, que, em alguns pontos a ANVISA brasileira pulou realmente de sublime para ridiculo, chegando a proibir que produtos que possam interferir na amamentação tenham propagandas veiculadas nos meios de comunicação. Isso já é outra historia e fica vinculado ás outras patologias.

UM INSTANTE, POR FAVOR...

Antes de conversarmos sobre as formulas industrializadas, vamos imaginar a seguinte situação.

Você atende num estado muito paupero e numa cidade longinqua, uma familia que acabou de aumentar com mais um menino (ou menina). A renda da familia é muito baixa e para piorar, o leite da mãe "secou". Sim, secou mesmo, vamos admitir isto como uma situação possível. A mãe não tem leite e pronto...

Farmácias, formulas de start? Só sonhando... A mais proxima fica á 96 km e a familia não tem carro.

O bebé corre o grande perigo de morrer de fome. A não ser que você, o super-heroi pediatra, acha uma solução para que esta mãe possa dar algo razoável para esse nenê.

O pai, então, te informa que ele tem um vizinho que tem vacas e que o mesmo, sendo bom amigo, pode lhe presentear todos os dias com um litro de leite de vaca. Dá até para comprar, se for o caso, o vizinho faz mais barato pra eles.

E agora, doutor? Lembre-se:

NADA DE LEITE INTEGRAL DE VACA ANTES DE 1 ANO DE IDADE!

Nada mesmo. É um perigo. Então, o que fazer?

Vamos ver essa proposiÇÃo de outro jeito?

NADA DE LEITE INTEGRAL DE VACA ANTES DE 1 ANO DE IDADE!

Opáááá... então há uma saída. E se o leite de vaca não for INTEGRAL?

O leite de vaca é totalmente inadequado e não é recomendado para a alimentação das crianças no primeiro ano de vida. No entanto, torna-se uma alternativa nos casos em que a mãe, por motivos financeiros, não consegue adquirir a fórmula infantil. É importante lembrar que a natureza criou o leite de vaca para a alimentação do bezerro. Logo, para ser oferecido ao recém-nascido e ao lactente, deve sofrer algumas modificações.

O leite de vaca deve ser modificado.

  • A diluição em água (2/3 ou 10%) é feita para não prejudicar a função dos rins, uma vez que o leite de vaca contém uma quantidade elevada de proteína.
  • O acréscimo de açúcar e amido de milho tem por objetivo aumentar o valor calórico do leite, já que este fora diluído.
  • Como o leite de vaca não contém as gorduras necessárias para o bom desenvolvimento neurológico e visual da criança, é necessário acrescentar óleo vegetal, a fim de suprir essa deficiência.

Receita com leite fluido diluído a 2/3 - volume de 100 mL

Ingredientes:

• 70 mL de leite fluido integral.
• 30 mL de água.
• 1 colher de café de açúcar.
• 1 colher de chá de amido de milho.
• 1 colher de café de óleo vegetal.

Modo de preparo:

Dissolva o amido de milho em 50 mL de água e coloque na panela junto com o leite, a água e o açúcar. Leve para ferver por 5 minutos em fogo baixo, deixe amornar e meça o volume. Se necessário, complete o volume de 100 mL com água filtrada e fervida. Acrescente o óleo.

Acrescente mais 50 ml água e sirva.

Receita com leite em pó integral diluído a 10% (até os 6 meses) - volume de 100 mL

Ingredientes:

• 2 colheres de sopa rasas de leite em pó integral. Atenção: para porcionar o leite em pó, nivele a quantidade com o auxílio de uma faca.
• 100 mL de água.
• 1 colher de café de açúcar.
• 1 colher de chá de amido de milho.
• 1 colher de café de óleo vegetal.

Modo de preparo:

Dissolva o amido de milho em 50 mL de água. Coloque na panela junto com o restante da água e o açúcar. Leve ao fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos. Deixe amornar. Junte o leite em pó e misture bem. Meça o volume. Se necessário, complete o volume de 100 mL com água filtrada e fervida. Acrescente o óleo.

Acrescente mais 50 ml água e sirva.

Isto é para situações excepcionais. NÃO SE INDICA esse tipo de adaptação do leite de vaca para qualquer caso por aí. Nos estados mais desenvolvidos economicamente têm programas de abastecimento com formulas, em caso que há indicação e recomendação feita pela nutricionista.

De novo, lembremos que, normalmente:

NADA DE LEITE INTEGRAL DE VACA ANTES DE 1 ANO DE IDADE!

Vamos ver uma questão de prova:

O preparo de leite adaptado para lactente utilizando leite de vaca integral ou até leite em pó integral é permitida em algumas situações excepcionais. Como o leite vai ter que ser diluido 2/3 precisa ser aumentado o valor calorico desta diluição. Com esta finalidade, acrescenta-se:

  1. óleo vegetal
  2. polpa de fruta
  3. amído de milho
  4. azeite
  5. clara de ovo

Não se usa nem polpa de fruta e nem clara de ovo.

O preparo de leite adaptado para lactente utilizando leite de vaca integral ou até leite em pó integral é permitida em algumas situações excepcionais. Como o leite vai ter que ser diluido 2/3 precisa ser aumentado o valor calorico desta diluição. Com esta finalidade, acrescenta-se:

  1. óleo vegetal
  2. polpa de fruta
  3. amído de milho
  4. azeite
  5. clara de ovo

FORMULAS INDUSTRIALIZADAS

Desde o começo declaro ausência de qualquer conflito de interesse.

QUANDO UM BEBÉ PRECISA DE FORMULAS?

  1. Mães HIV +: risco 7 – 22% - ABSOLUTA!
  2. Vírus linfotrófico humano de células T(HTLV 1 e 2): risco 13 – 22% - ABSOLUTA!
  3. Varicela (5 dias antes até 2 dias após o parto)
  4. Vesículas de Herpes simples ou zoster na mama
  5. Doença de Chagas:fase aguda ou lesões mamilares
  6. CMV em crianças prematuras ou imunodeficientes
  7. Mães infectadas pelo HCV com carga viral elevada ou lesões mamilares sangrantes
  8. Mães em tratamento quimioterápico ou radioterápico.
  9. Exposição ambiental ou ocupacional a metais pesados (p.ex: chumbo, mercúrio, etc)
  10. Uso de medicamentos, drogas e metabólitos

E sabem o que é triste? Que, infelizmente, os obstaculos ao aleitamento materno são:

As fórmulas infantis devem ter suas composições de acordo com as recomendações do Codex FAO/OMS que define as fórmulas infantis como um produto à base de leite de vaca ou de outros animais e/ou de outros componentes comestíveis de origem animal ou vegetal.

A regra basica que essas formulas tem que seguir é: uma formula tem que conter por cada 100 Kcal utilizáveis quantidades mínimas e máximas de nutrientes, atendendo às necessidades dos lactentes para prevenir carências nutricionais e sobrecarga de nutrientes

Numa primeira etapa, para entender melhor, podemos agrupa-las:

LACTENTES SAUDAVEIS

FORMULAS DE START LEITE DE VACA:

As formulas de start são, normalmente, formulas indicadas na primeira linha para o lactente de 0-6 meses que não tem problemas de alergias ou outras intolerâncias.

Sé a criança tiver contraindicação ou impossibilidade documentada de receber aleitamento materno vamos indicar:

NAN 1

 

Fórmula Infantil para lactentes. De 0 a 6 meses. Com DHA, ARA e nucleotídeos.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADO DE SOJA, PEIXE, LEITE E DERIVADOS.

Nan 1 leite infantil em pó deve ser preparado de acordo com as seguintes instruções de utilização: começar por lavar bem as mãos, mamadeira e tetina de modo a não deixar restos e fervê-los em água durante 5 minutos para esterilizar. Seguidamente, ferver água potável durante 5 minutos, deixar arrefecer, e de acordo com a tabela de alimentação, colocar no biberão a quantidade de água exata indicada para a idade do seu bebê. Posteriormente, utilizando apenas a colher-medida fornecida na embalagem, adicionar à água o número exato de colheres-medida correspondentes à idade do bebé, indicado na tabela de alimentação, colocando a colher-medida em suspensão no interior da lata após utilização. Por fim, tapar o biberão, agitar vigorosamente até à completa dissolução do pó e dar de imediato ao bebé.

A cada 30 ml de agua uma medida de pó.

Densidade calorica 67 kcal/100 ml.

Proteina: 1,2 g/100 ml e 1,8 g/100 kcal

Conteudo: 70% soro de leite e 30% caseina. Carboidrato 7,5 g/100 ml. 100% lactose.

NAN COMFOR 1

 

Descrição do Produto: NAN COMFOR 1 é especialmente indicado para o tratamento dietético da obstipação ligeira.

Indicação: NAN COMFOR 1 é especialmente indicado para o tratamento dietético da obstipação ligeira.

IMPORTANTE: NAN COMFOR 1 é utilizado para satisfação das necessidades nutricionais de lactentes com obstipação ligeira e está adequado para a alimentação de lactentes, como fonte alimentar única, desde o nascimento até aos 6 meses de idade, quando não amamentados.

NAN COMFOR 1 contém uma combinação única de quatro ingredientes ativos, com eficácia comprovada no alívio significativo dos sintomas de obstipação ligeira: trânsito intestinal lento, frequência reduzida e consistência rígida das fezes; atuando em todo o sistema digestivo, ainda imaturo, do seu bebé.

NAN COMFOR 1 contém OPTIPRO HA, uma mistura única de proteínas moderadamente hidrolisadas, obtidas através de um tratamento especial, que permite uma digestão facilitada e está clinicamente comprovado reduzir o risco alérgico nos lactentes em risco de desenvolver alergias (lactentes com familiares alérgicos), em especial na alergia comum da pele, nos cruciais primeiros anos de idade.

Características e Benefícios:

  • OPTIPRO HA: mistura proteica hipoalergénica otimizada e de digestão fácil.
  • L.reuteri: cultura probiótica ativa, com efeito na melhoria dos movimentos intestinais e suavização das fezes.
  • GOS e FOS: fibras especiais com efeito na melhoria das caraterísticas das fezes.
  • Magnésio: conhecido pelo seu efeito de suavizar as fezes.

Contraindicação:

Não adequado para bebés com alergia declarada às proteínas do leite de vaca (ou se suspeita). Não indicado para utilização parentérica.

Formato: Embalagens de 700g e latas de 800gr (pó) com dosagem fácil.

Modo de Conservação: Embalado em atmosfera protetora. Conserve a lata bem fechada num local fresco e seco e não mais de 3 semanas após a abertura.

Ingredientes: Lactose, óleos vegetais (girassol, coco, colza, palma) e de Mortierella alpina, amido de batata, proteínas do soro de leite hidrolisadas enzimaticamente*, galacto-oligossacáridos, substâncias minerais (fosfato de cálcio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, fosfato de potássio, cloreto de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato cúprico, sulfato de manganês, iodeto de potássio, selenato de sódio), fruto-oligossacáridos, óleo de peixe, L-arginina, vitaminas (C, ácido pantoténico, PP, E, B2, A, B1, B6, D, K, ácido fólico, B12, biotina), L-histidina, bitartrato de colina, L-tirosina, taurina, inositol, nucleótidos, L-carnitina, cultura de Lactobacillus reuteri (DSM 179381), A enzima utilizada no processo não é de origem Halal nem Kosher. Sob licença da BioGaia AB.

Origem das proteínas: Soro lácteo.

Modo de Preparação:

    1. Lave bem as mãos antes de preparar o biberão.
    2. Lave bem o biberão, tetina e tampa de modo a não deixar qualquer resto de leite.
    3. Ferva durante 5 minutos. Mantenha tapado até à utilização.
    4. Ferva água potável durante 5 minutos. Deixe arrefecer (40º).
    5. Consulte a tabela de alimentação. Deite a quantidade exata de água fervida (40º *) no biberão.
    6. Utilize apenas a colher-medida que se encontra na embalagem. Utilize o rebordo da lata para nivelar a quantidade de pó na medida.
    7. Consulte a tabela de alimentação. Adicione o número exato de colheres-medida correspondentes à idade do bebé.
    8. Após utilização, coloque a colher-medida em suspensão no interior da lata, como ilustrado.
    9. Tape o biberão e agite até completa dissolução do pó. Dê de imediato ao bebé.
    10. Após a utilização, guarde convenientemente num local fresco e seco
    11. Depois de aberto, consumir no prazo máximo de 3 semanas.

De forma a assegurar as culturas vivas de probióticos, a água fervida deve ser arrefecida até à temperatura corporal (37-40ºC) antes da adição do pó.

NAN SUPREME 1

 

Apresenta-se em latas de 800 ou 400 g. Proteína parcialmente hidrolisada do soro de leite, lactose, sais minerais (fosfato de cálcio tribásico, hidróxido de potássio, hidróxido de sódio, cloreto de magnésio, cloreto de potássio, fosfato de potássio dibásico, cloreto de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, carbonato de cálcio, sulfato de manganês, iodeto de potássio e selenato de sódio), óleo de girassol com alto teor oleico, óleo de coco, óleo de canola, óleo de girassol, L-tirosina, oleína de palma, maltodextrina, óleo de peixe, vitaminas (L-ascorbato de sódio, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, acetato de DL-tocoferila, riboflavina, acetato de retinila, tiamina mononitrato, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, D-biotina, filoquinona, colecalciferol e cianocobalamina), óleo de Mortierella alpina, L-fenilalanina, L-histidina, bitartarato de colina, taurina, mio-inositol, nucleotídeos (citidina 5-monofosfato, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato e sal dissódico de guanosina 5-monofosfato), L-carnitina e regulador de acidez ácido cítrico. NÃO CONTÉM GLÚTEN.

ESTE PRODUTO SÓ DEVER USADO NA AMAMENTAÇÃO DE CRIANÇAS MENORES DE 1 (UM) ANO DE IDADE, COM INDICAÇÃO EXPRESSA DE MÉDICO OU NUTRICIONISTA. O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E FORTALECE O VÍNCULO MÃE E FILHO.

NAN Supreme 1 é uma fórmula infantil para lactentes de 0 a 6 meses de idade. Com DHA, ARA e Nucleotídeos. Com colher de medida mais prática e moderna. NÃO CONTÉM GLÚTEN

MODO DE PREPARO: 

Lave bem as mãos, a mamadeira, o bico e o anel e higienize a superfície de preparo. Ferva a mamadeira, o bico e o anel durante 5 minutos ou use esterilizador adequado. Ferva água potável durante 5 minutos. Aguarde aproximadamente 15 minutos, até que a água atinja a temperatura de 70°C. Despeje dentro da mamadeira a quantidade de água, a 70ºC, indicada nas instruções de uso. Encha a colher medida que está no interior da lata e retire o excesso de pó, nivelando-a. Adicione o número de medidas conforme instruções de uso. Agite bem a mamadeira para melhor diluição do produto. Aguarde a mamadeira esfriar e verifique a temperatura da fórmula no pulso antes de oferecer ao lactente. (aproximadamente 40°C). Feche bem a lata após o uso.

Pedindo informações do representante da firma Nestlé no Congresso de Pediatria do Unimed 2017 do Ribeirão Preto solicitei que o mesmo me explique as diferenças entre o NAN 1 PRO e NAN 1 Supreme. O mesmo me informou que "sendo que esse ultimo tem um grau de hidrolização proteica maior pode ser administrado mais facil por conta do menor custo energentico para digestão e que seria muito utilizado nas maternidades, nas primeiras horas de vida quando o RN tem dificuldades de pega e precisa complementar a dieta nas primeiras horas de vida para evitar a hipoglicemia perinatal."

nestogeno 1

 

Princípio ativo : Leite Em Po Semidesnatado e Maltose-dextrinas.

Classe terapêutica : Leites

Apresentação : fórmula infantil de partida, com predominnciaprotica de casena; é adicionada de óleo vegetal, maltose-dextrina, sacarose e enriquecida com vitaminas, minerais, ferro e outros oligoelementos.

Indicação : Alimentação do lactente sadio durante os 6 primeiros meses de vida, quando for necessário recorrer é alimentação com mamadeira.

Modo de Usar :

A reconstituição normal de Nestogeno 1 de uma medida rasa de Pó (4,4 g) para cada 30 ml de água morna, previamente fervida, correspondendo a uma diluição de 13,3% (13,3 g de Pó em 90 ml de água). Nestogeno 1 não necessita adições. Recomenda-se o máximo de higiene durante o preparo, e que cada mamadeira seja preparada poucos minutos antes de ser oferecida ao bebé..

NESTOGENO PLUS

Nestogeno Plus:

É uma formula láctea acrescida de óleos vegetais, maltodextrina, sacarose, amido de milho e enriquecida com vitaminas, minerais, ferro e outros oligoelementos.

Ingredientes: 
Leite desnatado (fonte protéica), maltodextrina, sacarose, oleína de palma, amido de milho, óleo de canola, óleo de semente de palma, óleo de milho, vitaminas (vitamina C, taurina, vitamina E, vitamina PP, ácido pantotênico, vitamina A, vitamina B6, vitamina B1, vitamina D, vitamina B2, ácido fólico, vitamina K, biotina, vitamina B12), sais minerais (sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, iodeto de potássio), emulsificante lecitina de soja e regulador de acidez ácido lático. 
NÃO CONTÉM GLÚTEN.  AVISO IMPORTANTE: 
Este produto somente deve ser usado na alimentação de crianças menores de 1 (um) ano de idade, com indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e fortalece o vínculo mãe-filho.

APTAMIL 1

 

Leite em Pó Danone Aptamil 1 800g fórmula infantil de partida, adicionada de prebióticos, com relação caseína / proteína do soro 40:60 e exclusivo mix de 98% de gorduras de origem vegetal de ótima digestibilidade.

A exclusiva mistura de prebióticos (GOS e FOS) contidos no Aptamil 1 ajuda a imunidade dos lactentes.

Este produto só deve ser usado na alimentação de crianças menores de um ano com indicação expressa de médico ou nutricionista.

O aleitamento materno evita infecções e alergias e fortalece o vínculo mãe e filho.

APTAMIL PREMIUM 1

Aptamil Premium + 1 é uma fórmula para lactentes até os 6 meses de vida. 

Com PREBIÓTICOS (GOS/FOS), DHA e ARA e NUCLEOTÍDEOS. 
INGREDIENTES: 

Proteína do soro de leite, óleos vegetais (óleo de palma, óleo de canola, óleo de coco, óleo de girassol), lactose, leite desnatado em pó, galacto-oligossacarídeos, maltodextrina, fruto-oligossacarídeos, carbonato de cálcio, óleo de Mortierella alpina, óleo de peixe, cloreto de potássio, citrato de potássio, caseinato de cálcio, L-ascorbato de sódio, ácido L-ascórbico, carbonato de magnésio, taurina, cloreto de colina, fosfato de potássio dibásico, sulfato ferroso, L-triptofano, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, citidina 5-monofosfato, sulfato de zinco, mio-inositol, fosfato de cálcio tribásico, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de inosina-5-monofosfato, acetato de DL-alfa-tocoferil, nicotinamida, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato, gluconato cúprico, D-pantotenato de cálcio, palmitato de ascorbila, DL-alfa tocoferol, cloridrato de cloreto de tiamina, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, iodato de potássio, sulfato de manganês, fitomenadiona, selenito desódio, colecalciferol, D-biotina, cianocobalamina, emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e lecitina e antioxidante mistura concentrada de tocoferóis. 

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Fonte proteica 

ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE, DE SOJA E DE PEIXE. 

A PRESCRIÇÃO DO MÉDICO OU NUTRICIONISTA DEVE SER SEMPRE SEGUIDA. 

INSTRUÇÕES DE ABERTURA DA TAMPA: 
1) Remova o lacre de proteção, pressionando para baixo. 
2) Remova a colher-medida e o lacre de segurança do alumínio. 
3) Utilize a colher-medida para o preparo e guarde-a no suporte da tampa. 

MODO DE PREPARO: 
1) Lave as mãos, a mamadeira, o bico e o anel até remover todos os resíduos de fórmula. Ferva os utensílios durante 5 minutos. Conserve-os tampados até o momento de usá-los. 
2) Ferva a água potável durante 5 minutos e deixe resfriar por cerca de 15 minutos até atingir a temperatura de 70ºC. 
O uso de água e mamadeiras não fervidas pode provocar doenças ao lactente. 
3) Coloque na mamadeira esterilizada a quantidade exata de água previamente fervida. 
4) Sempre utilize a colher-medida contida nesta embalagem. Encha a colher-medida e nivele-a na aba plástica contida na tampa. 
5) Adicione a quantidade de colheres-medida, de acordo com a orientação do médico ou nutricionista ou de acordo com a tabela de alimentação. Siga rigorosamente a orientação quanto ao número de colheres-medida, pois a adição de mais ou menos colheres-medida pode ser prejudicial à saúde do lactente. 
6) Feche a mamadeira e agite-a até que o pó se dissolva completamente. Mexa ou agite a formula antes de oferecer ao lactente. 
7) Verifique a temperatura do produto no pulso antes de oferecer ao lactente a fim de evitar queimaduras. 

O consumo do produto Aptamil Premium+ 1 deve ser imediato após o preparo. Quando necessário o preparo do produto com antecedência, o mesmo deve ser mantido sob refrigeração a uma temperatura menos que 5ºC, por no máximo 24 horas.  Os restos do produto preparado devem ser descartados. 

O preparo, o armazenamento e o uso inadequados deste produto podem trazer perigos à saúde do lactente. 

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: conservar em local fresco. APÓS ABERTO: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

APTAMIL PRO-FUTURA

.

EXCLUSIVOS PREBIÓTICOS DANONE 0,8g/100mL de scGOS/lcFOS (9:1)

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes desde o nascimento até os 6 meses de vida.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil de partida em pó, a base de proteínas lácteas, adicionada de Exclusivos Prebióticos Danone 0,8g/100 mL de scGOS/lcFOS (9:1)1 e inovadora estrutura lipídica composta por LCPUFAs ligados aos fosfolipídios e Ácido Palmítico na posição beta-2.1-4 Teor de micronutrientes adaptados aos achados do Estudo Nutriplanet Brasil

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 400g – 1913 kcal / ~2900 mL Lata de 800g – 3826 kcal / ~5800 mL

INGREDIENTES: Soro de leite*, lactose, óleos vegetais (óleo de colza, óleo de milho, óleo de girassol, óleo de coco), leite integral*, fibras alimentares (galacto-oligossacarídeos, frutooligossacarídeos), fosfolipídeos do ovo, maltodextrina, carbonato de cálcio, citrato de potássio, fosfato de cálcio monobásico, óleo de peixe, óleo de Mortierella alpina, Lascorbato de sódio, ácido L-ascórbico, taurina, carbonato de hidróxido de magnésio, caseinato de cálcio*, cloreto de colina, sulfato ferroso, proteína do soro de leite*, mioinositol, sulfato de zinco, fosfato de potássio dibásico, sal dissódico de uridina 5- monofosfato, citidina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato, inosina 5-monofosfato, nicotinamida, fosfato de cálcio tribásico, acetato de DL-alfa tocoferila, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato, gluconato cúprico, D-pantotenato de cálcio, palmitato de retinila, DL-alfa tocoferol, cloridrato de cloreto de tiamina, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, iodato de potássio, palmitato de ascorbila, ácido N-pteroil-L-glutâmico, fitomenadiona, selenito de sódio, cianocobalamina, colecalciferol, D-biotina, emulsificante mono e dilglicerídeos de ácidos graxos e antioxidante mistura concentrada de tocoferóis.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE, DE SOJA, DE OVO E DE PEIXE.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (contém aproximadamente 4,6 g de pó) para cada 30 mL de água previamente fervida obtendo a diluição de 13,8%. Para obter 100 mL de fórmula na diluição padrão (13,8%) acrescentar três colheresmedida em 90 mL de água previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

MILUPA/BEBELAC 1

Fórmula infantil para lactentes até os 6 meses de vida. Contém proteínas lácteas

A Fórmula Infantil Milupa 1 800 g – Danone foi desenvolvida exclusivamente para lactentes desde o nascimento até 6 meses de vida, e possui um composto lácteo com óleos vegetais e fibras, cálcio, ferro, zinco, vitaminas e minerais.

Em forma de pó, é muito fácil de preparar. Sua lata contém 800 g e rende 6 litros, seguindo o modo de preparo indicado no rótulo.

Para a segurança do seu bebê, utilize o produto apenas com a indicação expressa de um médico ou nutricionista.

Ingredientes: lactose, concentrado protéico de soro de leite, leite em pó semidesnatado, óleos de girassol, óleo de canola, óleo de palma,

óleo de coco; carbonato de cálcio, vitamina C, taurina, cloreto de colina, carbonato de magnésio, sulfato de ferro, sulfato de zinco, vitamina A, niacina; gluconato de cobre, pantotenato de cálcio, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6; sulfato de manganês, ácido fólico, iodato de potássio, vitamina K, selenito de sódio, vitamina D, biotina. NÃO CONTÉM GLÚTEN

Aviso Importante: este produto somente deve ser usado na alimentação de crianças menores de 6 (seis) meses de idade com indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e fortalece o vínculo mãe-filho.

Como não sabia o que que aconteceu com o produto Bebelac 1 procurei o Danone para esclarecimentos. Conversando com um representante da marca no IIº Congresso de Pediatria do Unimed no Ribeirão Preto o mesmo me informou que uma tal agência de fiscalização praticamente obrigou a empresa mudar o nome da fórmula de Bebelac para Milupa porque a mesma não tolera nome de produtos que inclui a palavra "bebé" em preparados e formulas infantis. Isto, supostamente, vem no apoio do incentivo da amamentação...

Dispenso qualquer comentários...

SIMILAC ADVANCE 1

 

SIMILAC ADVANCE® 1
FÓRMULA INFANTIL COM FERRO PARA LACTENTES

Com Nucleotídeos

Peso líquido: 400 g

SIMILAC ADVANCE 1 foi formulado especialmente para a alimentação do lactente desde o seu nascimento e pode ser prescrito por seu médico.

SIMILAC ADVANCE 1 contém o Sistema Advance, uma mistura inovadora de gordura, proteínas do leite e nucleotídeos.

Se não forem seguidas estritamente as condições de preparo e higiene, este ou qualquer outro alimento pode ser prejudicial à saúde do bebê.

INSTRUÇÕES PARA PREPARO E USO: Usar de acordo com as indicações de seu médico. Utilizar sempre água fervida e seguir cuidadosamente as instruções de preparação da fórmula. O uso contínuo de uma fórmula preparada inadequadamente, pode ser prejudicial para seu bebê. Para medir SIMILAC ADVANCE 1 usar somente a medida que está dentro da lata. Se forem preparadas várias mamadeiras, devem ser guardadas em refrigerador e utilizadas dentro de 24 horas. Descartar a quantidade de SIMILAC ADVANCE 1 que sobrou na mamadeira e que não foi consumida pelo seu bebê.

PREPARAÇÃO DE UMA ÚNICA MAMADEIRA:

  • Lavar bem a mamadeira, o bico, a tampa e todos os utensílios utilizados para preparar uma mamadeira.
  • Depois de enxaguar todos os utensílios, ferver durante 5 minutos.
  • A área onde a mamadeira é preparada deve estar limpa.
  • Em uma panela em separado, ferver uma quantidade suficiente de água para preparar uma mamadeira, e deixar esfriar.
  • Colocar a quantidade correta de água morna, previamente fervida, dentro da mamadeira esterilizada.
  • Encher a medida pressionando-a contra a parede da lata, a seguir eliminar o excesso de pó com uma faca.
  • Adicionar na mamadeira uma medida de SIMILAC ADVANCE 1 para cada 30 ml de água.
  • Agitar até a completa dissolução do pó, verificar a temperatura e alimentar o bebê.
  • Descartar a quantidade não utilizada.

ARMAZENAMENTO: O conteúdo da lata de 400 g pode render aproximadamente 3 litros de produto, quando misturado conforme instruções. Armazenar a lata fechada em condições normais de temperatura ambiente. Após a abertura da lata, o conteúdo da mesma deve ser utilizado dentro de quatro semanas. Tampar a lata e armazenar em local fresco e seco (não em refrigerador).

ADVERTÊNCIA: Nunca usar um forno de microondas para preparar ou esquentar o produto, pois pode ocasionar queimaduras sérias. Nota: O produto preparado pode ser administrado também em xícara, ou misturado com cereais ou outros alimentos sólidos.

TABELA DE ALIMENTAÇÃO RECOMENDADA

NOI

INGREDIENTES:

  • Leite desnatado, lactose, óleos vegetais (óleo de girassol rico em ácido oléico, óleo de coco, óleo de soja), concentrado de proteína de soro,
  • MINERAIS (citrato de potássio, carbonato de cálcio, cloreto de potássio, cloreto de sódio, cloreto de magnésio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato cúprico, sulfato de manganês, selenato de sódio),
  • VITAMINAS (cloreto de colina, ascorbato de sódio, palmitato de ascorbil, M-inositol, acetato de alfa-tocoferol, tocoferóis misturados, niacinamida, dpantotenato de cálcio, palmitato de vitamina A, cloridrato de cloreto de tiamina, riboflavina, cloridrato de piridoxina, beta caroteno, ácido fólico, filoquinona, biotina, vitamina D3, cianocobalamina,),
  • NUCLEOTÍDEOS (5'-monofosfato de citidina, 5'- monofosfato de uridina dissódica, 5'-monofosfato de guanosina dissódica, 5'- monofosfato de adenosina), taurina.
ENFAMIL PREMIUM 1

 

Enfamil Premium 1 é uma fórmula infantil com ferro para lactentes de 0 a 6 meses de idade que contém ácidos graxos de cadeia longa, o DHA (ácido docosahexaenóico) e ARA (ácido araquidônico) nos níveis e proporções recomendados pela FAO/OMS, cinetificamente desenvolvida e clinicamente comprovada que favorece o desenvolvimento mental e visual do lactente.

 Lata de 400 ou 900 g

Características do produto:

Descrição
Lactoalbumina/caseína (60/40%), 100% lactose, 100% lipídeos vegetais, Ω6 e Ω3, ácido docosahexaenóico (DHA) e ácido araquidônico (ARA), colina 24g/100kcal.

Características

Proporção e níveis de Ω6 e Ω3 (10:1) e ARA e DHA (2:1); Proteínas de alta qualidade biológica; Lactose como fonte de carboidrato; Enriquecida com ferro (1,8mg/100kcal)
Adicionado com a mesma quantidade e tipo de nucleotídeos do leite humano.
Osmolaridade: ~270 mOsm/L
Osmolalidade: ~300 mOsm/L

Benefícios

Contribui para o desenvolvimento mental e visual do lactente;
Balanceado nutricionalmente para promover o crescimento e desenvolvimento normal do lactente;
Proporciona carboidratos digeríveis com predomínio da lactose com efeitos benéficos para a fisiologia do intestino, microflora intestinal, consistência das fezes e aumento da absorção de água, sódio e cálcio.

Fonte de Macronutrientes: Ingredientes

Lactose, concentrado de proteína de soro de leite, leite desnatado, oleína de palma, óleo de coco, óleo de soja, óleo de girassol com alto teor oléico, mistura de ácido araquidônico e ácido docosahexaenóico, carbonato de cálcio, citrato de potássio, sólidos de xarope de milho, cloreto de cálcio, cloreto de colina, ascorbato de sódio, fosfato de cálcio, cloreto de magnésio, sulfato ferroso, taurina, acetato de DL-alfa-tocoferol, palmitato de retinila, niacinamida, sulfato de zinco, 5-monofosfato de citidina, colecalciferol, 5-monofosfato de adenosina, 5-mono-fosfato de guanosina dissódica, 5-monofosfato de uridina dissódica, pantotenato de cálcio, fitomenadiona, cianocobalamina, sulfato cúprico, riboflavina, cloridrato de tiamina, cloridrato de piridoxina, iodeto de sódio, sulfato de manganês, ácido fólico, biotina, estabilizante lecitina de soja, antioxidantes palmitato de ascorbila, ácido ascórbico.

Não Contém Glúten.

Observação

O leite materno é a melhor fonte de alimentação para o lactente.

Aviso Importante:

"Este produto só deve ser usado na alimentação de crianças menores de 1 (um) ano de idade, com indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e fortalece o vínculo mãe e filho."

Modo de Preparo: 

Reconstituição: adicione uma medida rasa (4,3 g) de Enfamil® 1 Premium para cada 30 ml de água.

ADVERTÊNCIA: A saúde do seu bebê depende das instruções abaixo, que devem ser seguidas cuidadosamente. Use somente conforme recomendado pelo pediatra. Condições inadequadas de higiene, preparação, diluição, uso e armazenagem podem resultar em danos graves. As fórmulas infantis em pó não são estéreis e não devem ser utilizadas em lactentes prematuros ou lactentes que possam apresentar problemas imunológicos, a menos que recomendadas e supervisionadas por um pediatra. Pergunte ao seu pediatra qual fórmula é apropriada para o seu bebê.

ATENÇÃO: é muito importante para a saúde de seu bebê que você siga corretamente as instruções de preparo. Use somente a colher-medida existente nesta lata.

Verifique a tabela ao lado para usar as quantidades corretas de água e pó. Use a medida que se encontra dentro da lata para obter a quantidade correta de pó. Após utilização, mantê-la seca e armazená-la dentro da lata até a próxima utilização.

Armazenamento

Armazene as latas em temperatura ambiente. Após a abertura da lata, guarde-a bem fechada em local seco e fresco e utilize o conteúdo dentro de 30 dias.
Não congele o pó e evite calor excessivo.

Advertências

PRECAUÇÃO:

Não use forno de microondas para aquecer a fórmula, pois podem ocorrer queimaduras graves.

Siga as instruções para evitar riscos à saúde. Uma vez preparada, a fórmula infantil pode deteriorar rapidamente. Use a fórmula imediatamente ou cubra-a e guarde-a na geladeira entre 2° a 4°C por não mais que 24 horas. Não utilize uma fórmula que já foi preparada e permaneceu fora da geladeira por mais de 2 horas. Não congele a fórmula já preparada. Após o início da utilização, o produto não poderá retornar à geladeira e deverá ser consumido dentro de uma hora. Após este período, o conteúdo deverá ser descartado.

Lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar a fórmula. Lave as mamadeiras, bicos, tampas e demais utensílios. Ferva-os durante 5 minutos antes de usá-los. Ferva água potável para o preparo da mamadeira durante 5 minutos. Esfrie até temperatura ambiente antes de misturar o pó. Espere a água amornar. Transfira a quantidade correta de água para a mamadeira e adicione o pó. Tampe bem a mamadeira e AGITE BEM.

FORMULAS DE Seguimento LEITE DE VACA:

NAN PRO 2

 

Nan 2 PRO é uma fórmula infantil de seguimento, favorecendo as defesas imunológicas no momento da introdução da alimentação complementar. carboidratos: 100% lactose. A reconstituição normal de Nan 2 PRO é de uma medida rasa de pó (4,63g) para cada 30ml de água morna, previamente fervida, correspondendo a uma diluição a 13,9 % (13,9g de pó em 90ml de água).

Fórmula infantil de segmento para lactentes e crianças de primeira infância. A partir do 6º mês. Com DHA e ARA e nucleotídeos.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.
ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS E DERIVADOS DE PEIXE E SOJA.


Ingredientes:
Soro de leite desmineralizado*, maltodextrina, leite desnatado*, oleína de palma, óleo de palmiste, óleo de canola com baixo teor erúcico, óleo de milho, minerais (citrato de cálcio, fosfato de potássio dibásico, fosfato de sódio dibásico, cloreto de magnésio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, iodeto de potássio e selenato de sódio), óleo de peixe, vitaminas (L-ascorbato de sódio, acetato de DL-α-tocoferila, D-pantotenato de cálcio, nicotinamida, tiamina mononitrato, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, riboflavina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, filoquinona, D-biotina, colecalciferol e cianocobalamina), óleo de Mortierella alpina, nucleotídeos (citidina 5-monofosfato, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato e sal dissódico de guanosina 5-monofosfato) e emulsificante lecitina de soja.

NAN OPTIPRO 2

Descrição do Produto: NAN OPTIPRO 2 é um leite de transição para lactentes a partir dos 6 meses de idade que, em conjunto com outros alimentos, faz parte da alimentação diversificada do bebé. Não deve ser usado como substituto do leite materno durante os primeiros 6 meses de idade.

Indicação: NAN OPTIPRO 2 é um leite de transição para lactentes a partir dos 6 meses de idade que, em conjunto com outros alimentos, faz parte da alimentação diversificada do bebé. Não deve ser usado como substituto do leite materno durante os primeiros 6 meses de idade.

Características e Benefícios:

  • OPTI PRO – Uma mistura proteica adaptada para fornecer a quantidade certa de proteínas necessárias ao crescimento do bebé sem sobrecarregar os órgãos ainda imaturos.
  • Tecnologia Proteica Única.
  • Bifidus BL.

Formato: Latas de 800gr (pó) com dosagem fácil.

Modo de Conservação: Embalado em atmosfera protetora. Conserve a lata bem fechada num local fresco e seco e não mais de 3 semanas após a abertura.

Ingredientes: Leite desnatado, proteínas do soro lácteo, maltodextrina, óleos vegetais, soro lácteo em pó desmineralizado, lactose, substâncias minerais (citrato de cálcio, fosfato de cálcio, fosfato de potássio, cloreto de magnésio, citrato de sódio, cloreto de sódio, citrato de potássio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato cúprico, iodeto de potássio, selenato de sódio), emulsionante (lecitina de soja), vitaminas (C, E, ácido pantoténico, PP, B1, A, B6, B2, D, K, ácido fólico, biotina, B12), óleo de peixe, cultura de S. thermophilus, cultura de bifidobactérias. 

Origem das proteínas: Soro Lácteo.  

Modo de Preparação

  1. Lave bem as mãos antes da preparação do biberão.
  2. Lave bem o biberão, tetina e tampa de modo a não deixar qualquer resto de leite.
  3. Ferva durante 5 minutos. Mantenha tapado até à utilização.
  4. Ferva água potável durante 5 minutos. Deixe arrefecer (40º).
  5. Consulte a tabela de alimentação. Deite a quantidade exata de água fervida (40º *) no biberão.
  6. Utilize apenas a colher-medida que se encontra na embalagem. Utilize o rebordo da lata para nivelar a quantidade de pó na medida.
  7. Consulte a tabela de alimentação. Adicione o número exato de colheres-medida correspondentes à idade do bebé.
  8. Após utilização, coloque a colher-medida em suspensão no interior da lata, como ilustrado.
  9. Tape o biberão e agite até completa dissolução do pó. Dê de imediato ao bebé.
  10. Após a utilização, guarde convenientemente num local fresco e seco. Depois de aberto, consumir no prazo máximo de 3 semanas.

De forma a assegurar as culturas vivas de probióticos, a água fervida deve ser arrefecida até à temperatura corporal (37-40ºC) antes da adição do pó.

NAN COMFOR 2

NAN COMFOR 2 é especialmente indicado para o tratamento dietético da obstipação ligeira, para lactentes a partir dos 6 meses que, em conjunto com outros alimentos, faz parte da alimentação diversificada do bebé.

Descrição do Produto: NAN COMFOR 2 é especialmente indicado para o tratamento dietético da obstipação ligeira, para lactentes a partir dos 6 meses que, em conjunto com outros alimentos, faz parte da alimentação diversificada do bebé.

Indicação: NAN COMFOR 2 é especialmente indicado para o tratamento dietético da obstipação ligeira, para lactentes a partir dos 6 meses que, em conjunto com outros alimentos, faz parte da alimentação diversificada do bebé.

NAN COMFOR 2 é utilizado para satisfação das necessidades nutricionais de lactentes com obstipação ligeira e não deve ser utilizado como substituto do leite materno durante os primeiros 6 meses de idade.

NAN COMFOR 2 contém uma combinação única de quatro ingredientes ativos, com eficácia comprovada no alívio significativo dos sintomas de obstipação ligeira: trânsito intestinal lento, frequência reduzida e consistência rígida das fezes; atuando em todo o sistema digestivo, ainda imaturo, do seu bebe.

NAN COMFOR 2 – Alimento dietético destinado a fins medicinais específicos.

Características e Benefícios:

OPTIPRO HA - mistura de proteica adaptada para fornecer a quantidade certa de proteínas necessárias ao crescimento do bebé sem sobrecarregar os órgãos ainda imaturos.
L.reuteri - cultura probiótica ativa, com efeito na melhoria dos movimentos intestinais e suavização das fezes.
GOS/FOS – fibras especiais com efeito na melhoria das características das fezes.
Magnésio – conhecido pelo seu efeito de suavizar as fezes.


Contraindicação: Não adequado para bebés com alergia declarada às proteínas do leite de vaca (ou se suspeita). Não indicado para utilização parentérica.

Formato: Latas de 800gr (pó) com dosagem fácil.

Modo de Conservação: Embalado em atmosfera protetora. Conserve a lata bem fechada num local fresco e seco e não mais de 3 semanas após a abertura.

Ingredientes: Leite magro, proteínas do soro de leite, óleos vegetais (palma, colza, coco, girassol), maltodextrina, soro de leite desmineralizado, lactose, galacto-oligossacáridos, substâncias minerais (citrato de cálcio, citrato de potássio, fosfato de cálcio, cloreto de magnésio, citrato de sódio, cloreto de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato cúprico, selenato de sódio, iodeto de potássio), emulsionante (lecitina de soja), fruto-oligossacáridos, vitaminas (C, E, ácido pantoténico, PP, B1, A, B6, B2, D, K, ácido fólico, biotina, B12), cultura de Lactobacillus reuteri (DSM 179381).

Origem das proteínas: Soro lácteo

Modo de Preparação

  1. Lave bem as mãos antes da preparação do biberão.
  2. Lave bem o biberão, tetina e tampa de modo a não deixar qualquer resto de leite.
  3. Ferva durante 5 minutos. Mantenha tapado até à utilização.
  4. Ferva água potável durante 5 minutos. Deixe arrefecer (40º).
  5. Consulte a tabela de alimentação. Deite a quantidade exata de água fervida (40º *) no biberão.
  6. Utilize apenas a colher-medida que se encontra na embalagem. Utilize o rebordo da lata para nivelar a quantidade de pó na medida.
  7. Consulte a tabela de alimentação. Adicione o número exato de colheres-medida correspondentes à idade do bebé.
  8. Após utilização, coloque a colher-medida em suspensão no interior da lata, como ilustrado.
  9. Tape o biberão e agite até completa dissolução do pó. Dê de imediato ao bebé.
  10. Após a utilização, guarde convenientemente num local fresco e seco. Depois de aberto, consumir no prazo máximo de 3 semanas.

*De forma a assegurar as culturas vivas de probióticos, a água fervida deve ser arrefecida até à temperatura corporal (37-40ºC) antes da adição do pó.

NAN COMFOR 2 é uma Fórmula Especial que deve ser usadas apenas sob supervisão médica e em casos específicos.

NAN SUPREME 2

 

Segundo o fabricante, sua formulação proporciona não somente o crescimento e desenvolvimento adequado do lactente mas também, contribui com a redução do risco de obesidade no futuro, facilita a digestão (relacionada com menos sintomas gastrintestinais – episódios de constipação, cólica e diarreia), além de proporcionar fezes mais macias e ter um menor potencial alergênico.

Além de possuir DHA e ARA, que contribuem para o desenvolvimento cerebral e visual e nucleotídeos que contribuem para o adequado funcionamento do sistema imunológico, as fórmulas infantis Nan Supreme são as únicas com menor quantidade de proteína e melhor qualidade no perfil de aminoácidos, buscando com isso, se aproximar ainda mais (o que sabemos ser impossível) ao nosso conhecido padrão ouro, o leite materno.

Para quem têm dúvidas, no verso da lata há detalhes sobre o cuidado no preparo, o modo de preparo com sugestões de volume por idade e alguns informativos.

Importada da Alemanha, a novidade esta disponível tanto no formato de fórmula infantil de partida (Nan Supreme 1), indicado para recém-nascidos até 6 meses, como também de segmento (Nan Supreme 2), indicado para crianças dos 6 aos 12 meses, quando na ausência de leite materno ou sob indicação de médico ou nutricionista.

O lançamento nada mais é do que uma fórmula infantil com as mesmas particularidades das demais do mesmo segmento, incluindo o Nan Pro e o Nan Comfor porém, sendo o Nan Supreme, a única fórmula de rotina com proteína parcialmente hidrolisada.

nestogeno 2

 

Composição do Nestogeno

fórmula infantil de seqüência, compredominância protéica de caseína; é adicionada de óleo vegetal, maltose-dextrina, sacarose e enriquecida com vitaminas, minerais, ferro e outros oligoelementos.

Ingredientes:
Leite de vaca desnatado (fonte protéica), maltodextrina, oleína de palma, óleo de palmiste, óleo de canola, óleo de milho, minerais (sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, iodeto de potássio), lecitina de soja, vitaminas (vitamina C, niacina, vitamina E, pantotenato de cálcio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B1, vitamina D, vitamina B2, ácido fólico, vitamina K, biotina, vitamina B12). 

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Posologia e Administração do Nestogeno:

A reconstituição normal de Nestogeno 2 é de uma medida rasa de pó (4,7 g) para cada 30 ml de água morna, previamente fervida, correspondendo a um diluição a 14,1% (14,1 g de pó em 90 ml de água). Nestogeno 2 não necessita adições. Recomenda-se o máximo de higiene durante o preparo, e que cada mamadeira seja preparada poucos minutos antes de ser oferecida ao bebê. 

Indicações do Nestogeno

Alimentação do lactente sadio, em seqüência ao esquema alimentar iniciado nos primeiros meses de vida.
NIDINA EXPERT 2

NIDINA EXPERT 2 é um leite de transição para lactentes a partir dos 6 meses de idade que, em conjunto com outros alimentos, faz parte da alimentação diversificada do bebé. Não deve ser usado como substituto do leite materno durante os primeiros 6 meses de idade.

Indicação:

NIDINA EXPERT 2 é um leite de transição para lactentes a partir dos 6 meses de idade que, em conjunto com outros alimentos, faz parte da alimentação diversificada do bebé. Não deve ser usado como substituto do leite materno durante os primeiros 6 meses de idade.Características e Benefícios:

OPTIPRO – Uma mistura proteica adaptada para fornecer a quantidade certa de proteínas necessárias ao crescimento do bebé, sem sobrecarregar os órgãos ainda imaturos.

Formato: Latas de 800gr (pó) com dosagem fácil. À venda nas farmácias e parafarmácias.

Modo de Conservação:

Embalado em atmosfera protetora. Conserve a lata bem fechada num local fresco e seco e não mais de 3 semanas após a abertura.

Ingredientes:

Leite desnatado, maltodextrina, óleos vegetais, proteínas do soro lácteo, soro lácteo em pó desmineralizado, lactose, substâncias minerais (citrato de cálcio, fosfato de cálcio, citrato de potássio, cloreto de magnésio, citrato de sódio, cloreto de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato cúprico, iodeto de potássio, selenato de sódio), emulsionante (lecitina de soja), vitaminas (C, E, ácido pantoténico, PP, B1, A, B6, B2, D, K, ácido fólico, biotina, B12), culturas de Lactobacillus reuteri (DSM  17938*).

Origem das proteínas: Soro lácteo 

APTAMIL PRO-FUTURA 2

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes a partir dos 6 meses de vida.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil de seguimento em pó, a base de  proteínas lácteas, adicionada de Exclusivos Prebióticos Danone 0,8g/100 mL de scGOS/lcFOS (9:1) e inovadora estrutura lipídica composta por LCPUFA-s ligados aos fosfolipídios e Ácido Palmítico na posição beta-2.

 

 

 

 

 

 

 

 

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 800g – 3626 kcal / ~5300 mL

INGREDIENTES: Leite parcialmente desnatado*, lactose, proteína de soro de leite*, óleos vegetais (óleo de colza, óleo de girassol, óleo de milho), fibras alimentares (galacto-oligossacarídeos, fruto-oligossacarídeos), maltodextrina, fosfolipídeos do ovo, carbonato de cálcio, óleo de peixe, óleo de Mortierella alpina, citrato de potássio, L-ascorbato de sódio, ácido Lascórbico, taurina, fosfato de cálcio monobásico, sulfato ferroso, caseinato de cálcio*, cloreto de colina, mio-inositol, sulfato de zinco, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, citidina 5-monofosfato, acetato de DL-alfa tocoferila, fosfato de potássio dibásico, adenosina 5-monofosfato, inosina 5-monofosfato, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, fosfato de cálcio tribásico, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato, gluconato cúprico, palmitato de retinila, DL-alfa tocoferol, cloridrato de piridoxina, cloridrato de cloreto de tiamina, palmitato de ascorbila, sulfato de manganês, ácido N-pteroil-Lglutâmico, iodato de potássio, cianocobalamina, fitomenadiona, colecalciferol, D-biotina, selenito de sódio, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos e antioxidante mistura concentrada de tocoferóis.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. *

Fonte proteica. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE, DE SOJA, DE OVO E DE PEIXE.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (contém aproximadamente 5 g de pó) para cada 30 mL de água previamente fervida obtendo a diluição de 15%. Para obter 100 mL de fórmula na diluição padrão (15%) acrescentar três colheresmedida em 90 mL de água previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

APTAMIL PREMIUM 2

 

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes a partir dos 6 meses de vida. DESCRIÇÃO: Fórmula infantil de seguimento em pó, a base de proteínas lácteas, adicionada de Exclusivos Prebióticos Danone 0,8g/100 mL de scGOS/lcFOS (9:1). Contém adequada relação ômega 6: ômega 3 e presença de LCPUFAs (DHA e ARA) , além da presença de nucleotídeos. Teor de vitaminas A e C, adaptados aos achados do Estudo Nutriplanet Brasil.

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 279

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 311

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 400g – 1850 kcal / ~2721 mL Lata de 800g – 3700 kcal / ~5442 mL

INGREDIENTES: Lactose, leite parcialmente desnatado em pó*, óleos vegetais (óleo de girassol, óleo de canola, óleo de coco, óleo de palma), proteína concentrada do soro de leite*, galactooligossacarídeos, maltodextrina, fruto-oligossacarídeos, carbonato de cálcio, óleo de peixe, óleo de Mortierella alpina, L-ascorbato de sódio, ácido L-ascórbico, caseinato de cálcio, taurina, mio-inositol, sulfato ferroso, fosfato de potássio dibásico, sulfato de zinco, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, citidina 5-monofosfato, acetato de DL-alfa tocoferila, DL-alfa tocoferol, cloreto de colina, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de inosina 5-monofosfato, nicotinamida, fosfato de cálcio tribásico, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato, gluconato cúprico, D-pantotenato de cálcio, palmitato de ascorbila, acetato de retinila, cloridrato de cloreto de tiamina tiamina, colecalciferol, riboflavina, cloridrato de piridoxina, iodato de potássio, sulfato de manganês, ácido Npteroil-L-glutâmico, fitomenadiona, selenito de sódio, D-biotina, cianocobalmina, antioxidante mistura concentrada de tocoferóis e emulsificantes mono e diglicerídeos de ácidos graxos e lecitina.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. *Fonte proteica.

ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE, DE SOJA E DE PEIXE.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (contém aproximadamente 4,9 g de pó) para cada 30 mL de água previamente fervida obtendo a diluição de 14,7%. Para obter 100 mL de fórmula na diluição padrão (14,7%) acrescentar três colheres-medida em 90 mL de água previamente fervida.

MILUPA 2

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes a partir dos 6 meses de vida.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil de seguimento em pó, a base de proteínas lácteas, adicionada de ômega 6, ômega 3, colina, ferro e vitamina D.

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 267

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 300

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 400g – 1930 kcal / ~2837 mL Lata de 800g – 3860 kcal / ~5674 mL

INGREDIENTES: Leite em pó semidesnatado, lactose, concentrado protéico de soro do leite, maltodextrina, óleo de girassol, óleo de canola, óleo de palma, óleo de coco, carbonato de cálcio, vitamina C, cloreto de colina, sulfatos de ferro, sulfato de zinco, vitamina A, niacina; gluconato de cobre, pantotenato de cálcio, vitamina E, vitamina B1, vitamina B6; sulfato de manganês, ácido fólico, iodato de potássio, vitamina B2, vitamina K; selenito de sódio, vitamina D, biotina.

 

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE E DE SOJA. PODE CONTER DERIVADOS DE PEIXE.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (4,6g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida obtendo a diluição de 14%. Para obter 100 mL de fórmula na diluição padrão (14%) acrescentar 3 colheres-medida em 90 mL de água previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

ENFAMIL PREMIUM 2

 

INDICAÇÃO:

fórmula infantil de seguimento para lactentes a partir de 6 meses.

RECONSTITUIÇÃO:

uma medida rasa de pó (4,7 g) para cada 30 ml de água, correspondendo a uma diluição de 14,1% (14,1g a cada 90 mL de água)

PERFIL PROTEICO:

proteína intacta do leite: 20% soro e 80% caseína.

PERFIL LIPÍDICO:

100% lipídios vegetais.

PERFIL DE CARBOIDRATOS:

53% lactose e 47% polímeros de glicose.

Leite desnatado, sólidos de xarope de milho, oleína de palma, óleo de soja, óleo de coco, óleo de girassol com alto teor oléico, mistura de ácido araquidônico e ácido docosahexaenóico, fosfato de cálcio dibásico, cloreto de colina, ascorbato de sódio, cloreto de potássio, sulfato de ferro, lactose, taurina, acetato de DL-alfa-tocoferol, inositol, sulfato de zinco, palmitato de retinila, niacinamida, fitomenadiona, 5-monofosfato de citidina, 5-monofosfato de adenosina, pantotenato de cálcio, 5-monofosfato de guanosina dissódica, cianocobalamina, biotina, sulfato cúprico, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, cloridrato de tiamina, sulfato de manganês, 5-monofosfato de uridina dissódica, riboflavina, ácido fólico, antioxidante: ácido ascórbico. 

ADVERTÊNCIA: A saúde do lactente depende das instruções abaixo, que devem ser seguidas cuidadosamente. Usar somente conforme recomendado pelo médico. Condições inadequadas de higiene, preparação, diluição, uso e armazenagem podem resultar em danos graves. As fórmulas infantis em pó não são estéreis e não devem ser utilizadas em lactentes prematuros ou lactentes que possam apresentar problemas imunológicos, a menos que recomendadas e supervisionadas por um médico. Pergunte ao médico qual fórmula é apropriada para o lactente. ATENÇÃO: é muito importante para a saúde do lactente que as instruções de preparo sejam seguidas corretamente. Usar somente a colher-medida existente na lata. Verificar a tabela de alimentação para usar as quantidades corretas de água e pó. Usar a colher- medida que se encontra dentro da lata para obter a quantidade correta de pó. Após utilização, mantê-la seca e armazená-la dentro da lata até a próxima utilização.

ARMAZENAMENTO:  Armazenar as latas em temperatura ambiente. Após a abertura da lata, guardar bem fechada em local seco e fresco e utilizar o conteúdo dentro de 30 dias. Não congelar o pó e evitar calor excessivo. Número de lote, data de fabricação e data de validade: verificar fundo da lata.

Nota: o tempo de esfriamento pode variar; portanto, antes de misturar o pó, certificar-se de que a temperatura da água esteja acima de 70°C. Cuidado: manipular a mamadeira quente com cuidado. Certificar-se de que todo o pó seja misturado completamente enquanto a fórmula ainda estiver quente. Para evitar queimadura, não agitar a mamadeira enquanto estiver preparando a fórmula quente, evitando que o produto escape da mesma.

AVISO: PARA EVITAR QUEIMAR O LACTENTE, DEIXAR QUE A FÓRMULA PREPARADA ESFRIE ATÉ A TEMPERATURA CORPORAL (ABAIXO DE 40°C) ANTES DE OFERECÊ-LA AO LACTENTE COMO ALIMENTO. 

Falhas ao seguir essas instruções podem resultar em dano grave. Quando preparada, a fórmula infantil pode degradar-se rapidamente.

FORMULAS PARA RECÉM-NASCIDOS/LACTENTES COM PROBLEMAS ESPECIAIS

FORMULAS ADAPTADAS PARA PREMATUROS

PRÉ-NAN PDF ESTAGE 2

PreNAN PDF é uma fórmula especial para prematuros e lactentes com baixo peso à nascença após alta hospitalar, que deve ser utilizada sob supervisão de um profissional de saúde.

Descrição do Produto:

PreNAN Stage 2 PDF é uma fórmula especial para prematuros e lactentes com baixo peso à nascença após alta hospitalar, que deve ser utilizada sob supervisão de um profissional de saúde. 

Indicação:

PreNAN Stage 2 PDF é uma fórmula especial para prematuros e lactentes com baixo peso à nascença após alta hospitalar.

 

PreNAN Stage 2 PDF – Alimento Dietético Destinado a Fins Específicos.

Características e Benefícios:

  • Proteínas H.A de fácil digestão.
  • LC-PUFAs & Lípidos Estruturados.
  • Níveis ajustados de Vitaminas & Minerais.
  • Bifidus BL.

Contraindicação:

PreNAN PDF não está indicado para uso intravenoso. Não deve ser usado em casos de diagnóstico confirmado de alergia às proteínas do leite de vaca, intolerância à lactose, galactosemia ou malabsorção de glucose-galactose.

Formato: Latas de 400g (pó) com dosagem fácil.

Modo de Conservação:

Embalado em atmosfera protetora. Conserve a lata bem fechada num local fresco e seco e não mais de 3 semanas após a abertura.

Ingredientes:

Lactose, óleos vegetais (girassol, palma, colza, coco) e de Mortierella alpina e de Crypthecodinium cohni, maltodextrina, proteínas do soro de leite hidrolisadas enzimaticamente*, substâncias minerais (fosfato de cálcio, cloreto de magnésio, fosfato de potássio, cloreto de potássio, cloreto de cálcio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato cúprico, iodeto de potássio, sulfato de manganês, selenato de sódio), vitaminas (C, E, A, ácido pantoténico, PP, K, D, B1, B2, B6, ácido fólico, B12, biotina), bitartrato de colina, inositol, L-arginina, taurina, nucleótidos, L-carnitina, cultura de bifidobactérias.
*A enzima utilizada no processo não é de origem Halal nem Kosher.

Origem das proteínas: Soro Lácteo. 

Modo de Preparação:

  1. Lave bem as mãos antes de preparar o biberão.
  2. Lave bem o biberão, tetina e tampa de modo a não deixar qualquer resto de leite.
  3. Ferva durante 5 minutos. Mantenha tapado até à utilização.
  4. Ferva água potável durante 5 minutos. Deixe arrefecer (40º).
  5. Consulte a tabela de alimentação. Deite a quantidade exata de água fervida (40º) no biberão.
  6. Utilize apenas a colher-medida que se encontra na embalagem. Utilize o rebordo da lata para nivelar a quantidade de na medida.
  7. Consulte a tabela de alimentação. Adicione o número exato de colheres-medida correspondentes à idade do bebé.
  8. Após utilização, coloque a colher-medida em suspensão no interior da lata, como ilustrado.
  9. Tape o biberão e agite até completa dissolução do pó. Dê de imediato ao bebé.
  10. Tape a lata convenientemente após cada utilização e guarde num lugar fresco e seco. Depois de aberto, consumir num prazo máximo de 3 semanas.
PRE-NAN

Princípio ativo : Suplementos Dieteticos de Prematuros e Recem-nascidos.

Classe terapêutica : Leites.

Apresentação : fórmula destinada a atender s necessidadesnutricionais dos prematuros e/ou recêm-nascidos de baixo peso, levando em consideração sua imaturidade digestiva e metabólica; adicionada de soro de leite, triglicrides de cadeia média (TCM), óleos vegetais, maltose-dextrina e enriquecida com vitaminas, oligoelementos e minerais.

Indicação : Alimentao de prematuros e/ou recêm-nascidos de baixo peso.

Modo de Usar :

Pre Nan possui duas reconstituições: 14,3%, misturando-se 14,3g de Pó em 90ml de água morna, previamente fervida, para fornecer 70 kcal / 100ml; 16,3%, misturando-se 16,3g de Pó em 90ml de água morna, previamente fervida, para fornecer 80 kcal / 100ml. medida que está na lata de Pre Nan contêm, rasa, aproximadamente 4,8g de Pó. Pre Nan não necessita de adições. Recomenda-se o máximo de higiene durante o preparo, e que cada mamadeira seja preparada poucos minutos antes de ser oferecida ao beb. Uso em casa: a reconstituio normal de Pre Nan de uma medida rasa de Pó (4,8g) para cada 30ml de água morna, previamente fervida, correspondendo a uma diluio de 14,3%(14,3g de Pó em 90ml de água). Uso em hospital: o volume de água e a quantidade de Pó de Pre Nan devem ser medidos com preciso.

APTAMIL PRO-EXPERT PRE

INDICAÇÃO: Alimentação para recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil de partida em pó, a base de proteínas lácteas, adicionada de Exclusivos Prebióticos Danone 0,8g/100 mL de scGOS/lcFOS (9:1)1 . Contém LCPUFAs (DHA e ARA), nucleotídeos e 20% TCM.

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 320

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 360

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 400g – 1940 kcal / ~2424 mL

INGREDIENTES: Lactose, óleo de girassol, óleo de coco, óleo de colza, óleo de palma, óleo de prímula, lipídeos do ovo e óleo de peixe, leite desnatado*, concentrado protéico de soro de leite*, fruto-oligossacarídeos, galacto-oligossacarídeos, maltodextrina, triglicerídeos de cadeia média, fosfato tricálcico, carbonato de cálcio, óleo de fungos Mortierella alpina, cloreto de sódio, inositol, fosfato de magnésio, vitamina C, cloreto de colina, taurina, sulfato ferroso, citratro de potássio, vitamina E, niacina, sulfato de zinco, citidina, vitamina A, Lcarnitina, uridina, d-pantotenato de cálcio, vitamina D, inosina, adenosina, sulfato de cobre, guanosina, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, ácido fólico, iodeto de potássio, vitamina K, selenito de sódio, d-biotina, emulsificante lecitina de soja.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. Fonte proteica.

ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE, DE PEIXE, DE OVO E DE SOJA.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 5,5g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

APTAMIL PRO EXPERT PRÉ TRANSITION

É uma fórmula de transição entre a fórmula infantil para prematuro e/ou recém-nascido baixo peso (como o Pre Na, o Enfamil Pre ou o Aptamil ProExpert Pre) e a fórmula infantil de partida para lactentes saudáveis de 0 até os 6 meses de vida, como o Nan 1 Pro, o Aptamil ProExpert 1, o Enfamil 1 ou o Aptamil Profutura 1 , por exemplo. Só deve ser usada por recomendação expressa de médico e/ou nutricionista, na ausência e/ou impossibilidade da oferta de leite materno.

Indicado então para ser usado no pós-alta hospitalar, até a 52ª semana pós concepção, o Aptamil Pre Transition possui nutrientes importantes para o desenvolvimento de lactentes, como cálcio, fósforo e triglicerídeos de cadeia média (TCM), além dos LCPUFAs (DHA e ARA) ligados aos fosfolipídios, para garantir melhor aproveitamento de gorduras. Vale lembrar que assim como o preço os macro e micronutrientes também variam entre as fórmulas da marca, de acordo com a indicação, sendo que abaixo segue o valor calórico e proteico em 100 mL delas.

Com o slogan “a nutrição é essencial para auxiliar a superar os desafios da prematuridade”, a Danone trás mais essa novidade ao mercado sendo que o Aptamil Pre Transition estará disponível em farmácias e lojas do ramo com um valor inferior ao Aptamil Pre e superior ao Aptamil 1 Profutura.

AVISO IMPORTANTE: ESTE PRODUTO SOMENTE DEVE SER USADO NA ALIMENTAÇÃO DE CRIANÇAS MENORES DE 1 (UM) ANO DE IDADE COM INDICAÇÃO EXPRESSA DE MÉDICO OU NUTRICIONISTA. O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E FORTALECE O VÍNCULO MÃE-FILHO

ENFAMIL HMF

INDICAÇÃO:

Fórmula de nutrientes para ser adicionada ao leite humano, indicada para suplementar a alimentação de recém-nascidos prematuros de alto risco (prematuros e de baixo peso), mediante prescrição médica e para uso exclusivo em unidades hospitalares.

RECONSTITUIÇÃO:

1 sachê (0,71g) para cada 25mL de leite humano, que corresponde a uma diluição 2,85% (2,84 g de pó em cada 100mL de leite humano).

INSTRUÇÕES DE PREPARO:

1. Agite o leite humano. Caso necessário, aqueça à temperatura
de alimentação.
2. Adicione o produto à quantidade recomendada, de acordo com
a instrução abaixo:

 

1 Envelope Enfamil® HMF = 25 ml de leite humano = 4 kcal/30 ml + calorias adicionais desejadas

PERFIL PROTEICO:

60% soro e 40% caseína.

PERFIL LIPÍDICO:

100% lipídio vegetal, sendo 70% sob a forma de TCM.

PERFIL DE CARBOIDRATOS:

100% polímeros de glicose.

Ingredientes

Triglicerídeos de cadeia média, proteína isolada do leite, proteína isolada e hidrolisada do soro do leite, óleo vegetal de soja, fosfato de cálcio tribásico, glicerofosfato de cálcio, gluconato de cálcio, sólidos de xarope de milho, citrato sódico, cloreto de potássio, citrato de potássio, ácido L-ascórbico, fosfato de potássio monobásico, acetato de DL-alfa tocoferil, sulfato ferroso, palmitato de retinila, nicotinamida, sulfato de zinco, fosfato de magnésio dibásico, D-pantotenato de cálcio, fitomenadiona, colecalciferol, D-biotina, riboflavina, cianocobalamina, sulfato de cobre, cloridrato de cloreto de tiamina, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico e emulsificante lecitina de soja. 

NÃO CONTÉM GLÚTEN.  ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E DE SOJA.

Preparo e Uso

Indicações

Lactentes muito baixo peso (menor que 1500 g) e/ou menor que 32 semanas de idade gestacional.

Rendimento

Cada caixa de HMF rende 350 kcal para aditivação do leite materno; e 2500 ml de leite materno aditivado.

Instruções de preparo

ATENÇÃO: Utilizar somente de acordo com as indicações. Diluição, manuseio ou armazenamento inadequados podem ser prejudiciais. Tanto o leite humano quanto as fórmulas de nutrientes em pó não são estéreis.

1. Seguir as normas do hospital para o manuseio seguro do leite humano.

2. Para auxiliar na mistura, agitar bem o leite humano. Adicionar a quantidade desejada em um recipiente estéril e aquecer à temperatura de alimentação (aproximadamente 40ºC).

3. Adicionar o pó ao leite humano de acordo com a seguinte tabela:

Calorias adicionais desejadas Leite Humano Enfamil® HMF
4 kcal/30 ml 25 ml 1 envelope

4. Uma vez preparada, a fórmula pode deteriorar rapidamente.

5. Use a fórmula imediatamente ou cubra-a e guarde-a na geladeira entre 2º a 4ºC por não mais que 24 horas. Não utilize uma fórmula que já foi preparada e permaneceu fora da geladeira por mais de 2 horas. Não congele a fórmula já preparada. Após o início da utilização, o produto não poderá retornar à geladeira e deverá ser consumido dentro de uma hora. Após este período, o conteúdo deverá ser descartado.

Este produto só deve ser usado na alimentação de crianças menores de 1 (um) ano de idade, com indicação expressa de médico ou nutricionista. 

ENFAMIL® PREMATURO PREMIUM

INDICAÇÃO:

fórmula especialmente desenvolvida para auxiliar no manejo nutricional dos prematuros logo após o nascimento, ainda no período intra-hospitalar.
• Comercialmente estéril e pronta para o uso hospitalar: maior praticidade e segurança
• Contém 40% de TCM: lipídio de fácil digestão e absorção. Auxílio no crescimento e ganho de peso**

RECONSTITUIÇÃO:

Fórmula líquida pronta para uso. Não é necessário diluir.

RENDIMENTO:  Embalagem contém 6 frascos de 59 ml cada.

1 Frasco
= 59 ml 48 kcal 24 kcal a cada 29,5 ml

PERFIL PROTEICO: proteína intacta de leite: 60% soro e 40% caseína.

PERFIL LIPÍDICO:

100% óleos vegetais, sendo sob forma de 40% TCM.

PERFIL DE CARBOIDRATOS:

40% lactose e 60% polímeros de glicose.

USO HOSPITALAR

Água, maltodextrina, leite em pó desnatado, lactose, triglicerídeos de cadeia média, proteína concentrada do soro de leite, óleo vegetal de soja, óleo vegetal de girassol altamente oleico, mistura do ácido araquidônico (ARA) do óleo de M. alpina e ácido docosahexaenoico (DHA) do óleo de C. cohnii, fosfato de cálcio tribásico, L-ascorbato de sódio, cloreto de cálcio, citrato de sódio, carbonato de cálcio, mio-inositol, cloreto de sódio, cloreto de colina, fosfato de magnésio dibásico, sulfato ferroso, acetato de DL-alfa tocoferila, taurina, nicotinamida, sulfato de zinco, L-carnitina, citidina 5-monofosfato, D-pantotenato de cálcio, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, palmitato de retinila, adenosina 5-monofosfato, sulfato cúprico, D-biotina, cloridrato de cloreto de tiamina, cianocobalamina, riboflavina, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, fitomenadiona, sulfato de manganês, iodeto de potássio e emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS E DERIVADOS DE SOJA

Preparo e Uso

A saúde do lactente depende das instruções abaixo, que devem ser seguidas cuidadosamente. Higienização, uso e armazenamento apropriados são importantes ao utilizar o produto. Use-o de acordo com a orientação do médico. Examine o frasco e verifique se não há nenhum dano devido ao manuseio.

Lave bem as mãos com água corrente e sabão, antes de preparar o frasco para alimentação. AGITE BEM O FRASCO ANTES DE USAR e remova a tampa. Lave, enxágue e ferva por 5 minutos o utensílio (não incluído) antes do seu uso e coloque-o no frasco.

PRECAUÇÃO: não use forno de micro-ondas para aquecer a fórmula, pois podem ocorrer queimaduras graves.“Se não forem seguidas estritamente as instruções de preparo e higiene, esse ou qualquer outro alimento será prejudicial para a saúde da criança.” Depois de aberta, utilize a fórmula imediatamente ou tampe o frasco e guarde-o na geladeira, em temperatura entre 2 a 4º C, por não mais de24 horas. Não utilize o frasco que foi aberto e permaneceu fora da geladeira por mais de duas horas. Após o início da utilização, o produto não poderá retornar à geladeira e deverá ser consumido dentro de uma hora. Após esse período, o conteúdo deverá ser descartado.

 ARMAZENAMENTO: armazene as garrafas fechadas em local fresco e seco (em temperatura inferior a 30º C), para assegurar que o produto permaneça em bom estado. Evite o calor excessivo e a exposição prolongada à luz. Não congele o produto. Data de validade e número de lote: impressos na embalagem. O produto contido nesta embalagem “não é etiquetado para sua venda individual”.

ENFAMIL ENFACARE PREMIUM

INDICAÇÃO:

Fórmula infantil de transição e pós-alta para prematuros e recém-nascidos com necessidades nutricionais especiais.

Maior valor calórico e proteico: adequado para prematuros e recém-nascidos com necessidades nutricionais especiais Contém 20% de TCM: lipídio de fácil digestão e absorção. Auxílio no crescimento e ganho de peso.

RECONSTITUIÇÃO:

1 medida rasa (9,8 g) para cada 60 ml de água, correspondendo a uma diluição de 14,7% (14,7g a cada 90 mL de água).

RENDIMENTO:

1 LATA 363 g = 1.815 kcal/ 2.420 ml = 26 mamadeiras de 90 ml

PERFIL PROTEICO:

proteína intacta do leite: 60% soro e 40% caseína.

PERFIL LIPÍDICO:

100% lipídios vegetais, sendo sob forma de 20% TCM.

PERFIL DE CARBOIDRATOS:

65% lactose e 35% polímeros de glicose.

Ingredientes

Leite em pó desnatado, proteína concentrada do soro de leite, sólidos de xarope de milho, lactose, óleo vegetal de girassol altamente oleico, óleo vegetal de soja, triglicerídeos de cadeia média, óleo vegetal de coco, mistura de ácido araquidônico (ARA) do óleo M .alpina e ácido docosahexaenoico (DHA) do óleo de C. cohnii, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio tribásico, ácido L-ascórbico, cloreto de colina, mio-inositol, maltodextrina, acetato de DL-alfa-tocoferila, sulfato ferroso, taurina, cloreto de sódio, citidina 5-monofosfato, sulfato de zinco, L-carnitina, citrato de potássio, cloreto de magnésio, palmitato de retinila, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, fitomenadiona, D-biotina, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, sulfato cúprico, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato, cianocobalamina, cloridrato de cloreto de tiamina, colecalciferol, riboflavina, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, ácido N-pteroil-L-glutâmico, iodeto de potássio e selenito de sódio. 

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS E DERIVADOS DE SOJA.

Preparo e Uso

ADVERTÊNCIA: A saúde do lactente depende das instruções abaixo, que devem ser seguidas cuidadosamente. Use somente conforme recomendado pelo médico. Condições inadequadas de higiene, preparação, diluição, uso e armazenagem podem resultar em danos graves. As fórmulas infantis em pó não são estéreis e não devem ser utilizadas em lactentes prematuros ou lactentes que possam apresentar problemas imunológicos, a menos que recomendadas e supervisionadas por um médico. Pergunte ao médico qual fórmula é apropriada para o lactente. ATENÇÃO: é muito importante para a saúde de seu bebê que você siga corretamente as instruções de preparo. Use somente a colher-medida existente nesta lata.

ARMAZENAMENTO

Armazene a lata em temperatura ambiente. Após a abertura da lata, guarde-a bem fechada em local seco e fresco e utilize o conteúdo dentro de 30 dias. Não congele o pó e evite o calor excessivo. Não congele o pó e evite calor excessivo. 

PRECAUÇÃO: Não use forno de microondas para aquecer a fórmula, pois podem ocorrer queimaduras graves. Siga as instruções para evitar riscos à saúde. Uma vez preparada, a fórmula infantil pode deteriorar rapidamente. Use a fórmula imediatamente ou cubra-a e guarde-a na geladeira entre 2° a 4°C por não mais que 24 horas. Não utilize uma fórmula que já foi preparada e permaneceu fora da geladeira por mais de 2 horas. Não congele a fórmula já preparada.

Após o início da utilização, o produto não poderá retornar à geladeira e deverá ser consumido dentro de uma hora.

Após este período, o conteúdo deverá ser descartado.

Lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar a fórmula. Lave as mamadeiras, bicos, tampas e demais utensílios. Ferva-os durante 5 minutos antes deusá-los. Ferva água potável para o preparo da mamadeira durante 5 minutos. Esfrie até temperatura ambiente antes de misturar o pó. Espere a água amornar. Transfira a quantidade correta de água para a mamadeira e adicione o pó. Tampe bem a mamadeira e AGITE BEM.

Tabela de alimentação:

Quantidade de água fervida (ml) Número de medidas de Enfamil®Enfacare Premium* Quantidade do produto em pó (g)
90 1 9,8
120 2 19,6
240 3 39,2

FORMULAS PARA LACTENTES COM PROBLEMAS DIGESTIVOS LEVES
(COLICAS, CONSTIPAÇÃO, REGURGITAÇÃO LEVE)

APTAMIL PROEXPERT ACTIVE

 

 

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes com desconfortos gastrointestinais como cólicas, constipação e regurgitação leve, a partir do nascimento.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil em pó, com 100% proteína parcialmente hidrolisada de soro do leite, 41% de lactose, com mix especial de óleos essenciais (ácido graxo beta 2 palmítico) e adicionada de Exclusivos Prebióticos Danone 0,8g/100 mL de scGOS/lcFOS (9:1) . Contém LCPUFAs (DHA e ARA) e nucleotídeos.

 

 

 

CARACTERÍSTICAS:

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 220 OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 250

APRESENTAÇÕES/RENDIMENTO: Lata de 400g – 1884 kcal / ~2898 mL Lata de 800g – 3768 kcal / ~ 5797 mL

INGREDIENTES: Concentrado proteico e parcialmente hidrolisado do soro do leite, óleos vegetais (óleo de palma, óleo de canola, óleo de coco e óleo de girassol), xarope de glicose, amido, galacto-oligossacarídeos, lactose, fruto-oligossacarídeos, dihidrogênio fosfato de potássio, cloreto de cálcio, óleo de Mortierella alpina, óleo de peixe, cloreto de sódio, L-tirosina, cloreto de colina, ácido L-ascórbico, taurina, L-ascorbato de sódio, inositol, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, citidina 5- monofosfato, acetato de DL-alfa tocoferila, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de inosina 5-monofosfato, L-carnitina, nicotinamida, sal dissódico de guanosina 5- monofosfato, D-pantotenato de cálcio, D-biotina, ácido N-pteroil- L-glutâmico, sulfato de cobre, palmitato de retinila, DL-alfa tocoferol, riboflavina, cloridrato de cloreto de tiamina, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, iodeto de potássio, fitomenadiona, selenito de sódio e emulsificante lecitina de soja.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE, DE SOJA E DE PEIXE.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,6g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervidaConservar em local fresco.

Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

APTAMIL PROEXPERT AR

INDICAÇÃO: Alimentação para lactentes com refluxo e/ou regurgitação, desde o nascimento.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil em pó anti-regurgitação espessada com goma jataí. Contém ácidos graxos essenciais – ácido linoleico (ômega 6) e ácido alfa-linolênico (ômega 3).

AGENTE ESPESSANTE: Goma Jataí (0,4/100mL)

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 260

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 280

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO:

Lata de 400g – 1901 kcal / ~2837 mL
Lata de 800g – 3802 kcal / ~5674 mL

 

INGREDIENTES: Leite em pó desnatado*, lactose, óleos vegetais (óleo de palma, óleo de colza, óleo de coco e óleo de girassol), goma de jataí, maltodextrina, carbonato de cálcio, ácido Lascórbico, taurina, cloreto de colina, L-ascorbato de sódio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, acetato de DL-alfa tocoferila, nicotinamida, acetato de retinila, sulfato cúprico, Dpantotenato de cálcio, ácido N-pteroil-L-glutâmico, sulfato de manganês, DL-alfa tocoferol, palmitato de retinila, cianocobalamina, betacaroteno, D-biotina, colecalciferol, cloridrato de cloreto de tiamina, cloridrato de piridoxina, iodeto de potássio, fitomenadiona e emulsificante lecitina de soja.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Fonte proteica. ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS DE LEITE E DE SOJA. PODE CONTER DERIVADOS DE PEIXE.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,7g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

 

INDICAÇÃO:

Fórmula infantil com amido de arroz pré-gelatinizado para lactentes com regurgitação:
• efiácia comprovada na diminuição dos sintomas do refluxo gastroesofágico em apenas 1 semana
• redução do volume e da frequência das regurgitações em apenas 1 semana* 
• espessamento apenas no estômago do lactente

RECONSTITUIÇÃO: uma medida rasa (4,5 g) para cada 30 ml de água.

PERFIL PROTEICO: proteína intacta do leite: 20% soro e 80% caseína.

PERFIL LIPÍDICO: 100% lipídios vegetais.

PERFIL DE CARBOIDRATOS: 25% amido de arroz pré-gelatinizado, 41% lactose e 34% maltodextrina.

RENDIMENTO:

1 Lata 400g = 2.028 kcal/2.982 ml = 33 Mamadeiras de 90 ml
1 Lata 800g = 4.056 kcal/5.965 ml = 66 Mamadeiras de 90 ml

Ingredientes

Leite desnatado, amido de arroz, lactose, oleína de palma, maltodextrina, óleo de coco, óleo de soja, óleo de girassol com alto teor oléico, mistura de ácido araquidônico e ácido docosahexaenóico, citrato de potássio, sólidos de xarope de milho, ascorbato de sódio, L-taurina, sulfato ferroso, cloreto de colina, acetato de DL-alfa-tocoferol, cloreto de sódio, sulfato de zinco, palmitato de retinila, cloreto de cálcio, nicotinamida, fitomenadiona, pantotenato de cálcio, sulfato cúprico, cianocobalamina, colecalciferol, cloridrato de tiamina, cloridrato de piridoxina, riboflavina, ácido fólico, iodeto de sódio, carbonato de manganês, biotina, estabilizante lecitina de soja, antioxidantes palmitato de ascorbila e ácido ascórbico. 

NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

ALÉRGICOS: CONTÉM LEITE E DERIVADOS E DERIVADOS DE SOJA.

Preparo e Uso

ADVERTÊNCIA: A saúde do lactente depende das instruções abaixo, que devem ser seguidas cuidadosamente. Usar somente conforme recomendado pelo médico. Condições inadequadas de higiene, preparação, diluição, uso e armazenagem podem resultar em danos graves. As fórmulas infantis em pó não são estéreis e não devem ser utilizadas em lactentes prematuros ou lactentes que possam apresentar problemas imunológicos, a menos que recomendadas e supervisionadas por um médico. Pergunte ao médico qual fórmula é apropriada para o lactente. 

ATENÇÃO: é muito importante para a saúde do lactente que as instruções de preparo sejam seguidas corretamente. Usar somente a colher-medida existente na lata. Verificar a tabela de alimentação para usar as quantidades corretas de água e pó. Usar a colher- medida que se encontra dentro da lata para obter a quantidade correta de pó. Após utilização, mantê-la seca e armazená-la dentro da lata até a próxima utilização.

ARMAZENAMENTO

Armazenar as latas em temperatura ambiente. Após a abertura da lata, guardar bem fechada em local seco e fresco e utilizar o conteúdo dentro de 30 dias. Não congelar o pó e evitar calor excessivo. Número de lote, data de fabricação e data de validade: verificar fundo da lata.

ADVERTÊNCIAS

PRECAUÇÃO: não usar forno de micro-ondas para aquecer a fórmula, pois podem ocorrer queimaduras graves. Falhas ao seguir as instruções podem resultar em dano grave. Uma vez preparada, a fórmula infantil pode degradar-se rapidamente. Guardar a mamadeira tampada no refrigerador à temperatura entre 2 e 4°C, por não mais de 24 horas, ou esfriar até a temperatura de alimentação e oferecer ao lactente imediatamente. Não utilizar a fórmula que já foi preparada e permaneceu fora do refrigerador por mais de 2 horas. Não congelar a fórmula preparada. Após iniciada a alimentação, usar a fórmula dentro de uma hora ou descartar. Caso apresentar alteração na aparência, cor, odor e sabor, o produto deve ser descartado.

Lavar completamente as mãos com sabão e água correntes antes de preparar a fórmula. Ferver, em água, mamadeiras, bicos, tampas e utensílios limpos (cinco minutos em fervura borbulhante). Ferver a água potável e manter em fervulha borbulhante por 1 minuto. Deixar esfriar por não mais de 30 minutos, antes de preparar a fórmula. Para evitar queimaduras, despejar cuidadosamente a quantidade desejada de água na mamadeira. Acrescentar o pó à água. Tampar a mamadeira. Rolar entre as mãos. Esfriar até chegar à temperatura de alimentação (corporal), AGITAR BEM antes de oferecer ao lactente.

O tempo de esfriamento pode variar; portanto, antes de misturar o pó, certificar-se de que a temperatura da água esteja acima de 70°C.

Cuidado: manipular a mamadeira quente com cuidado. Certificar-se de que todo o pó seja misturado completamente enquanto a fórmula ainda estiver quente. Para evitar queimadura, não agitar a mamadeira enquanto estiver preparando a fórmula quente, evitando que o produto escape da mesma.

AVISO: PARA EVITAR QUEIMAR O LACTENTE, DEIXAR QUE A FÓRMULA PREPARADA ESFRIE ATÉ A TEMPERATURA CORPORAL (ABAIXO DE 40°C) ANTES DE OFERECÊ-LA AO LACTENTE COMO ALIMENTO. 

 Falhas ao seguir essas instruções podem resultar em dano grave. Quando preparada, a fórmula infantil pode degradar-se rapidamente.

Tabela de alimentação:

Idade do lactente Número aproximado de mamadeiras por dia Quantidade de água (ml) Nº de medidas de Enfamil® AR Premium*
4 semanas 6 a 7 90 3
4 – 12 semanhas 5 a 7 120 4
12 ou mais semanas 5 a 6 150 5
ENFAMIL GENTLEASE

 

 

INDICAÇÃO:

Fórmula infantil para lactentes com transtorno gastrintestinal leve:
• Teor reduzido de lactose
• Proteína parcialmente hidrolisada
• Redução comprovada dos sintomas em apenas 24 horas*

RECONSTITUIÇÃO:

uma medida rasa (4,3 g) para cada 30 ml de água, correspondendo a uma diluição de 12,9% (12,9g a cada 90 mL de água).

 

 

RENDIMENTO:

1 Lata 400g = 2.048 kcal/ 3.012 ml = 33 Mamadeiras de 90 ml
1 Lata 800g = 4.096 kcal/ 6.024 ml = 66 Mamadeiras de 90 ml

PERFIL PROTEICO:

Proteína parcialmente hidrolisada do leite: 60% soro e 40% caseína.

PERFIL LIPÍDICO: 100% lipídios vegetais.

PERFIL DE CARBOIDRATOS: 20% lactose e 80% polímeros de glicose.

Ingredientes

Sólidos de xarope de milho, proteínas parcialmente hidrolisadas do leite desnatado e soro de leite, óleo vegetal de palma, óleo vegetal de coco, óleo vegetal de soja, óleo vegetal de girassol altamente oléico, mistura de ácido araquidônico e ácido decosahexaenóico, carbonato de cálcio, fosfato de cálcio tribásico, cloreto de potássio, ácido ascórbico, lactose, cloreto de colina, fosfato de magnésiodibásico, sulfato ferroso, mio-inositol, taurina, acetato de dl-alfa-tocoferil, sulfato de zinco, citrato trissódico, L-carnitina, palmitato de retinil, ácido nicotínico, fitomenadiona, pantotenato de cálcio, cianocobalamina, sulfato cúprico, d-biotrina, vitamina D3, riboflavina, cloridrato de tiamina, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, ácido N-pteroil-L-glutâmico e selenito de sódio. 

NÃO CONTÉM GLÚTEN.  ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E DERIVADOS DE SOJA.

FORMULAS PARA LACTENTES COM HISTORICO FAMILIAR DE ALERGIAS

NAN HA

O NAN H.A é um leite para bebês que apresentam sensibilidade às proteínas do leite de vaca, é um leite hipoalergênico.

Nan H.A. é uma fórmula infantil para lactentes com DHA, ARA e Nucleotídeos.

Embalagem com espaço interno para a colher de medida.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM Derivados De Leite E Peixe.

Modo De Preparo:

1 e 2. Lave bem as maos, a mamadeira, o bico e o anel e higienize a superficie de preparo.

3. Ferva a mamadeira, o bico e o anel durante 5 minutos ou use esterilizador adequado.

4. Ferva agua potavel durante 5 minutos. Aguarde aproximadamente 15 minutos, até que a água atinja a temperatura de 70ºC.

5. Despeje dentro da mamadeira a quantidade de água, previamente fervida, indicada nas instrucções de uso.

6. Encha a colher medida que está no interior da lata e retire o excesso de pó, nivelando-a.

7. Adicione o número de medidas conforme instruções de uso.

8. Agite bem a mamadeira para melhor diluição do produto.

9. Aguarde a mamadeira esfriar e verifique a temperatura da fórmula no pulso antes de oferecer ao lactente. (aproximadamente 40ºC)

10 e 11. Após o uso, armazene a colher em suspensão dentro da lata. Feche bem a lata após o uso.

APTAMIL PROEXPERT HA

56

INDICAÇÃO: Alimentação para prevenção de alergias para lactentes com histórico familiar de doenças alérgicas, desde o nascimento.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil em pó, com 100% proteína parcialmente hidrolisada do soro do leite, adicionada de Exclusivos Prebióticos Danone 0,8g/100 mL de scGOS/lcFOS (9:1) . Contém LCPUFAs (DHA e ARA) e nucleotídeos

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 310
OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 350

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO:

Lata de 400g – 1900 kcal / ~ 2900 mL
Lata de 800g – 3800 kcal / ~ 5800 mL

INGREDIENTES: Lactose, concentrado de proteína do soro de leite parcialmente hidrolisada, óleos vegetais (óleo de palma, óleo de canola, óleo de coco, óleo de girassol), galactooligossacarídeos, fruto-oligossacarídeos, dihidrogênio fosfato de potássio, cloreto de cálcio, óleo de Mortierella alpina, óleo de peixe, cloreto de colina, vitamina C, taurina, inositol, sulfato de ferro, sulfato de zinco, nucleotídeos (uridina, citidina, adenosina, guanosina, inosina), vitamina E, L-carnitina, niacina, pantotenato de cálcio, biotina, sulfato cúprico, ácido fólico, vitamina A, vitamina B2, vitamina B1, vitamina D3, vitamina B6, sulfato de manganês, iodeto de potássio, vitamina K, selenito de sódio, emulsificantes mono e diglicerídeos e lecitina de soja.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE, DE PEIXE E DE SOJA.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,6g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

45

ENFAMIL HA

ENFAMIL® H.A. É uma fórmula infantil com proteínas parcialmente hidrolisadas para lactentes.

ENFAMIL® H.A. Também é adequado para alimentação regular de bebês saudáveis, desde o nascimento.

ENFAMIL® H.A. oferece nutrição infantil com prestígio e tradição com mais de 100 anos de experiência.


Indicação: com ferro. Para bebês com risco de alergia a proteínas de leite inteiro (atopia familiar). Bebês que necessitam de uma fórmula de fácil digestão.

Descrição: Caseína hidrolisada e soro (14% aminoácidos, 85% de péptidos), 100% de lípidos vegetais, com? 6 e? 3, lactose, taurina, colina, inositol, carnitina.

 


Características: Caseína e soro parcialmente hidrolisado com enzimas <2.000 daltons (78% de proteínas). Carboidratos semelhantes ao leite de lactose humano. Perfil lipídico semelhante ao leite humano. Ácidos graxos essenciais.
Benefícios: com ferro, para bebês em risco de alergia a proteína de leite integral.
Apresentação: em pó. Lata de 400 g. Medir 4,3 g / oz. Osmolaridade 270 mOsm / l de fórmula.

Ingredientes: Lactose, proteínas de leite desnatado parcialmente hidrolisadas, concentrado de proteína de soro de leite, óleos vegetais, lecitina, hidróxido de potássio, cloreto de cálcio, sólidos de xarope de milho, citrato de cálcio, cloreto de magnésio, ascorbato de sódio, inositol, hidróxido de sódio, hidróxido de cálcio, taurina, sulfato ferroso, cloreto de colina, acetato de DL-alfa-tocoferol, sulfato de zinco, palmitato de vitamina A, L-carnitina, o palmitato de ascorbilo, niacinamida, fitonadiona, ácido ascórbico, pantotenato cálcio, sulfato de cobre, cianocobalamina, colecalciferol, cloridrato de tiamina, cloridrato de piridoxina, riboflavina, sulfato de manganês, ácido fólico, iodeto de potássio, biotina.

Armazenamento: uma vez que a lata é aberta, cubra-a com a tampa de plástico e guarde-a bem fechada em local fresco para garantir que o produto permaneça em boas condições. Use o conteúdo da lata dentro de 30 dias. Não congele a poeira e evite calor excessivo. Veja o número do lote e a data de validade na base da lata.

Instruções para preparação e uso: Aviso: a saúde do bebê depende do acompanhamento cuidadoso dessas instruções. Uma boa higiene, preparação, diluição, uso e armazenamento são importantes quando se prepara a fórmula. As fórmulas em pó para lactentes não são estéril e não devem ser administradas a bebês prematuros ou bebês que possam ter problemas de imunidade.

FORMULAS PARA ALERGIA Á PROTEINA DE LEITE DE VACA,
SEM INTOLERÂNCIA A LACTOSE

ALTHÉRA

Definição do produto:

Fórmula infantil à base de proteínas do soro do leite extensamente hidrolisadas com lactose

Indicações Lactentes e crianças de até 12 meses com alergia às proteínas intactas do leite de vaca e soja, sem comprometimento do trato gastrointestinal e sem restrição à lactose

Características técnicas:

Fonte de macronutrientes: • Fonte de proteínas – 100% proteínas do soro do leite extensamente hidrolisadas • Fonte de carboidratos – 51% maltodextrina e 49% lactose.

 



 

• Fonte de gorduras – 44% oleína de palma; 19% óleo de canola; 19% óleo de coco; 10% óleo de girassol; 6% ésteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos com ácido cítrico; 1% óleo de M. alpina rico em ARA e 1% óleo de C. cohnii rico em DHA

Formas de apresentação: Lata de 450 g Sem sabor

Não contém glúten.

APTAMIL PEPTI PRO EXPERT

EXCLUSIVOS PREBIÓTICOS DANONE 0,8g/100mL de scGOS/lcFOS (9:1)

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes com Alergia ao Leite de Vaca (ALV) sem quadros diarreicos, desde o nascimento.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil em pó, a base de proteína do soro de leite extensamente hidrolisada (85% peptídeos e 15% de aminoácidos livres), com lactose, adicionada de Exclusivos Prebióticos Danone 0,8g/100 mL de scGOS/lcFOS (9:1)1 .

Contém LCPUFAs (DHA e ARA) e nucleotídeos.

CARACTERÍSTICAS:

PERFIL DE PROTEÍNAS 100% proteína extensamente hidrolisada do soro de leite (85% de peptídeos e 15% de aminoácidos livres)

PERFIL DE CARBOIDRATOS 60% maltodextrina e 40% lactose

PERFIL DE LIPÍDIOS Possui 99% de óleos vegetais (palma canola, coco e girassol) e cerca de 1% de óleo de peixe e óle de Mortierella alpina. Com adição de ARA na concentração de 0,2% e de DHA na concentração de 0,2% dos lipídios totais.

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 250

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 280

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO:

  • Lata de 400g – 1940 kcal / ~2941 mL
  • Lata de 800g – 3880 kcal / ~5882 mL

INGREDIENTES: Proteína extensamente hidrolisada de soro de leite, maltodextrina, óleos vegetais (palma, canola, coco, girassol), fibras alimentares (galacto-oligossacarídeos e frutooligossacarídeos), fosfato tricálcico, cloreto de potássio, óleo de peixe, cloreto de magnésio, citrato trissódico, óleo de Mortierella alpina, carbonato de cálcio, cloreto de colina, L-ácido ascórbico, taurina, L-ascorbato de sódio, sulfato ferroso, mio-inositol, sulfato de zinco, nucleotídeos (uridina, citidina, adenosina, inosina, guanosina), acetatode DL-alfa-tocoferila, L-carnitina, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, Dbiotina, sulfato cúprico, ácido N-pteroil-L glutâmico, palmitato de retinila, DL-alfa tocoferol, cianocobalamina, cloridrato de cloreto de tiamina, riboflavina, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, iodeto de potássio, fitomenadiona, selenito de sódio, emulsificante ésteres de ácido cítrico e mono e diglicerídeos.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE PEIXE E DE LEITE (proteína extensamente hidrolisada do soro e de leite).

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,5g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

FORMULAS PARA ALERGIA Á PROTEINA DE LEITE DE VACA,
COM INTOLERÂNCIA A LACTOSE

FÓRMULAS EXTENSAMENTE HIDROLISADAS SEM LACTOSE

 

PREGOMIN PEPTI

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes com Alergia ao Leite de Vaca (ALV) com quadro diarreico e/ou malabsorção (síndrome do intestino curto e/ou outras doenças disabsortivas), desde o nascimento.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil em pó, a base de 100% proteína do soro de leite extensamente hidrolisada.

Contém LCPUFAs (DHA e ARA), 50% TCM e nucleotídeos.

CARACTERÍSTICAS:

PERFIL DE PROTEÍNAS 100% proteína extensamente hidrolisada do soro de leite

PERFIL DE LIPÍDIOS Possui 50% de TCM (triglicerídios de cadeia média), 49% de óleos vegetais (colza, girassol e palma) e cerca de 1% de óleo de peixe e óleo de Mortierella alpina. Com adição de ARA na concentração de 0,2% e de DHA na concentração de 0,2% dos lipídios totais

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 190

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 210

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 400g – 2060 kcal / ~3100 mL

INGREDIENTES: Xarope de glicose, proteína extensamente hidrolisada de soro de leite*, triglicerídeos de cadeia média, óleos vegetais (colza, girassol, palma), fosfato tricálcico, fosfato dihidrogênio de potássio, cloreto de potássio, carbonato de cálcio, óleo de peixe, óleo de Mortierella alpina, cloreto de colina, L-ácido ascórbico, cloreto de sódio, cloreto de magnésio, taurina, mio- -inositol, sulfato ferroso, DL-alfa-tocoferol, sulfato de zinco, Lcarnitina, nucleotídeos (sal dissódico de uridina 5-monofosfato, citidina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato, inosina 5-monofosfato, guanosina 5-monofosfato), nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, D-biotina, sulfato cúprico, ácidoN-pteroilglutâmico, sulfato de manganês, retinil palmitato, riboflavina, cianocobalamina, cloridrato de cloreto de tiamina, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, iodeto de potássio, fitomenadiona, selenito de sódio, emulsificante mono e diglicerídeos de ácidos graxos.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Fonte proteica. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE PEIXE E DE LEITE (proteína extensamente hidrolisada do soro de leite).

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,3g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

ALFARÉ

 

Definição do produto

Fórmula infantil à base de proteínas do soro do leite extensamente hidrolisadas, com triglicerídeos de cadeia média, DHA, ARA, com nucleotídeos e sem adição de lactose.

Indicações Lactentes e crianças de até 12 meses com alergia às proteínas intactas do leite de vaca e soja, com comprometimento do trato gastrointestinal e com restrição à lactose

Características técnicas

Fonte de macronutrientes:

• Fonte de proteínas – 100% proteínas do soro do leite extensamente hidrolisadas

 

 

 

 

• Fonte de carboidratos – 89% maltodextrina e 11% amido de batata

• Fonte de gorduras – 41% triglicerídeos de cadeia média; 20% óleo de canola; 20% oleína de palma; 13% óleo de girassol; 4% óleo de girassol de alto teor oleico; 1% óleo de peixe e 1% óleo de M. alpina rico em ARA

Formas de apresentação: Lata de 400 g

Sem sabor

Não contém glúten.

 

 

 

PREGESTIMIL PREMIUM

 

  • Preço médio: R$124,00
  • Idade: até 1 ano de idade
  • Kcal/100 ml = 60
  • Diluição: 1 medida rasa (8,9 g) para 60 ml de água

INDICAÇÃO:

Fórmula infantil extensamente hidrolisada para lactentes com síndrome de má absorção e/ou alergia à proteína do leite de vaca (de leve a moderada).
Contém 55% de TCM, metabolização lipídica, absorção de gordura e ganho de peso facilitados.

RECONSTITUIÇÃO:

Uma medida rasa (8,9 g) para cada 60 ml de água.

RENDIMENTO:

1 Lata 454g = 2.306 kcal  3.342 ml 37 Mamadeiras de 90 ml

PERFIL PROTEICO: proteína extensamente hidrolisada da caseína.
• 50% A.A. livres
• 50% di e tripeptídeos (95% menores que 1.000 dáltons)

PERFIL LIPÍDICO:

100% lipídios vegetais, sendo 55% sob a forma de TCM.

PERFIL DE CARBOIDRATOS:

85% polímeros de glicose e 15% amido.

Ingredientes

Sólidos de xarope de milho com restrição de sódio, proteína hidrolisada de leite, triglicerídeos de cadeia média, dextrose, amido de milho modificado, óleo de soja, óleo de milho, óleo de girassol com alto teor oléico, citrato de cálcio, fosfato de cálcio, mistura de ácido araquidônico e ácido docosahexaenóico, monoglicerídeos acetilados, citrato de potássio, cloreto de potássio, L-taurina, citrato de sódio, cloreto de colina, sólidos de xarope de milho, L-cistina, inositol, óxido de magnésio, L-tirosina, L-triptofano, acetato de DL-alfa-tocoferol, sulfato ferroso, sulfato de zinco, L-carnitina, palmitato de retinila, fitomenadiona, niacinamida, selenito de sódio, pantotenato de cálcio, cianocobalamina, biotina, sulfato cúprico, colecalciferol, tiamina, riboflavina, cloridrato de piridoxina, iodeto de sódio, ácido fólico, antioxidante ácido ascórbico.

Não Contém Glúten.

Preparo e Uso

ADVERTÊNCIA: A saúde do seu bebê depende das instruções abaixo, que devem ser seguidas cuidadosamente. Use somente conforme recomendado pelo pediatra. Condições inadequadas de higiene, preparação, diluição, uso e armazenagem podem resultar em danos graves. As fórmulas infantis em pó não são estéreis e não devem ser utilizadas em lactentes prematuros ou lactentes que possam apresentar problemas imunológicos, a menos que recomendadas e supervisionadas por um pediatra. Pergunte ao seu pediatra qual fórmula é apropriada para o seu bebê. 

ATENÇÃO: é muito importante para a saúde de seu bebê que você siga corretamente as instruções de preparo. Use somente a colher-medida existente nesta lata. Verifique a tabela ao lado para usar as quantidades corretas de água e pó. Use a medida que se encontra dentro da lata para obter a quantidade correta de pó. Após utilização, mantê-la seca e armazená-la dentro da lata até a próxima utilização.

ARMAZENAMENTO

Armazene as latas em temperatura ambiente. Após a abertura da lata, guarde-a bem fechada em local seco e fresco e utilize o conteúdo dentro de 30 dias. Não congele o pó e evite calor excessivo.

ADVERTÊNCIAS

PRECAUÇÃO: Não use forno de microondas para aquecer a fórmula, pois podem ocorrer queimaduras graves. Siga as instruções para evitar riscos à saúde. Uma vez preparada, a fórmula infantil pode deteriorar rapidamente. Use a fórmula imediatamente ou cubra-a e guarde-a na geladeira entre 2° a 4°C por não mais que 24 horas. Não utilize uma fórmula que já foi preparada e permaneceu fora da geladeira por mais de 2 horas. Não congele a fórmula já preparada. Após o início da utilização, o produto não poderá retornar à geladeira e deverá ser consumido dentro de uma hora. Após este período, o conteúdo deverá ser descartado.

Lave bem as mãos com água e sabão antes de preparar a fórmula. Lave as mamadeiras, bicos, tampas e demais utensílios. Ferva-os durante 5 minutos antes de usá-los. Ferva água potável para o preparo da mamadeira durante 5 minutos. Esfrie até temperatura ambiente antes de misturar pó. Espere a água amornar. Transfira a quantidade correta de água para a mamadeira e adicione o pó. Tampe bem a mamadeira e AGITE BEM.

Tabela de Alimentação

Água (previamente fervida) ml Nº de medidas de Pregestimil® Premium Produto em pó (g)
60 ml 1 8,9 g
120 ml 2 17,8 g
180 ml 3 26,7 g
240 ml 4 35,6 g

NUTRAMIGEN PREMIUM

 

  • Preço médio: R$80,00
  • Idade: 6 meses até 1 ano
  • Kcal/100 ml = 68
  • Diluição: 1 medida rasa (9 g) para 60 ml de água
  • 50% aminoácidos livres; 50% di e tripeptídeos

INDICAÇÃO:

Fórmula infantil extensamente hidrolisada para lactentes com alergia à proteína do leite de vaca.

RECONSTITUIÇÃO:

Uma medida rasa (9 g) para cada 60 ml de água, correspondendo a uma diluição de 13,5% (13,5 g a cada 90 mL de água).

RENDIMENTO:

1 LATA 454 g = 2.243 kcal/3.298 ml = 36 mamadeiras de 90 ml

 

PERFIL PROTEICO:

Proteína extensamente hidrolisada da caseína.
• 50% A.A. livres
• 50% di e tripeptídeos (95% menores que 1.000 dáltons)

PERFIL LIPÍDICO:

100% lipídios vegetais.

PERFIL DE CARBOIDRATOS:

86% polímeros de glicose e 14% amido.

Ingredientes

Maltodextrina, caseína hidrolisada, óleo vegetal de palma, amido de milho modificado, óleo vegetal de soja, óleo vegetal de coco, óleo vegetal de girassol altamente oléico, citrato de cálcio, fosfato de cálcio dibásico, mistura de ácido araquidônico (ARA) do óleo de M. Alpina e ácido docosahexaenóico (DHA) do óleo de C. Cohnii, citrato de potássio, cloreto de potássio, cloreto de colina, L-cistina, hidróxido de cálcio, ácido L-ascórbico, citrato de sódio,  mio-inositol, L-tirosina, L-triptofano, óxido de magnésio, sulfato ferroso, taurina, acetato de DL-alfa tocoferila, L-carnitina, sulfato de zinco, palmitato de retinila, nicotinamida, fitomenadiona, D-pantotenato de cálcio, cianocobalamina, D-biotina, sulfato cúprico, colecalciferol, cloridrato de cloreto de tiamina, riboflavina, loridrato de piridoxina, sulfato de manganês, iodeto de sódio, ácido N-pteroil-L-glutâmico e selenito de sódio.  

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE (PROTEÍNA EXTENSAMENTE HIDROLISADA) E DERIVADOS DE SOJA (ÓLEO DE SOJA) .

Preparo e Uso

ADVERTÊNCIA: A saúde do lactente depende das instruções abaixo, que devem ser seguidas cuidadosamente. Use somente conforme recomendado pelo pediatra. Condições inadequadas de higiene, preparação, diluição, uso e armazenagem podem resultar em danos graves. As fórmulas infantis em pó não são estéreis e não devem ser utilizadas em lactentes prematuros ou lactentes que possam apresentar problemas imunológicos, a menos que recomendadas e supervisionadas por um pediatra.Pergunte ao seu pediatra qual fórmula é apropriada para o lactente.

ATENÇÃO: é muito importante para a saúde do lactente que você siga corretamente as instruções de preparo. Use somente a colher-medida existente nesta lata.

ARMAZENAMENTO: Armazene as latas em temperatura ambiente. Após a abertura da lata, guarde-a bem fechada em local seco e fresco e utilize o conteúdo dentro de 30 dias. Não congele o pó e evite o calor excessivo.

PRECAUÇÃO: Não use forno de micro-ondas para aquecer a fórmula, pois podem ocorrer queimaduras graves. Verifique a tabela ao lado para usar as quantidades corretas de água fervida e pó, a menos que seu médico recomende algo diferente. Use a medida que se encontra dentro da lata para obter a quantidade correta de pó. Após utilização, mantê-la limpa e seca e armazená-la dentro da lata até a próxima utilização.

Lavar completamente as mãos com sabão e água correntes antes de preparar a fórmula. Ferver, em água, mamadeiras, bicos, tampas e utensílios limpos (cinco minutos em fervura borbulhante). Ferver a água potável e manter em fervulha borbulhante por 1 minuto. Deixar esfriar por não mais de 30 minutos, antes de preparar a fórmula. Para evitar queimaduras, despejar cuidadosamente a quantidade desejada de água na mamadeira. Acrescentar o pó à água. Tampar a mamadeira. Rolar entre as mãos. Esfriar até chegar à temperatura de alimentação (corporal), AGITAR BEM antes de oferecer ao lactente.

Nota: O tempo de esfriamento pode variar; certifique-se de que a temperatura da água permaneça acima de 70ºC antes de misturar.

Cuidado: Manipule a mamadeira quente com cuidado; certifique-se de que todo o pó seja misturado completamente enquanto a fórmula ainda estiver quente. Para evitar queimadura devido ao produto que escapa da mamadeira, não agite a mesma enquanto estiver preparando a fórmula quente.

AVISO: PARA EVITAR QUEIMADURAS, DEIXE QUE A FÓRMULA PREPARADA ESFRIE ATÉ A TEMPERATURA CORPORAL (ABAIXO DE 40ºC) ANTES DE OFERECER COMO ALIMENTO. O CONSUMO DEVE SER IMEDIATO APÓS O PREPARO.

Falhas ao seguir estas instruções podem resultar em dano grave. Quando preparada, a fórmula infantil pode degradar rapidamente. Quando for necessário o preparo do produto com antecedência, guarde a fórmula preparada, na mamadeira tampada, no refrigerador a temperatura de 2-4ºC (35-40ºF) por não mais de 24 horas. Não utilize a fórmula que já foi preparada e permaneceu fora do refrigerador por mais de 2 horas. Não congele a fórmula preparada. Após iniciada a alimentação, use a fórmula dentro de uma hora ou descarte. Caso o produto apresente alteração na sua aparência, coloração, odor e sabor deve ser descartado.

ABRA A LATA LENTAMENTE PARA PERMITIR QUE O GÁS SAIA ANTES DE ABRI-LA COMPLETAMENTE.

Recomenda-se que ao abrir a lata, evite direcioná-la ao rosto, pois devido à pressão do gás, o pó pode ser expulso para o exterior da lata. Este é um fenômeno que não afeta a qualidade nutricional dos produtos. Para minimizar tal efeito, sugere-se refrigerar a lata, por pelo menos 15 minutos, antes de abri-la, pois isto diminuirá a pressão interna. Tabela de alimentação

Quantidade de água fervida (ml) Número de medidas de Nutramigen® Premium Quantidade do produto em pó (g)
60 1 9
120 2 18
180 3 27
240 4 36

NOVAMIL RICE

Novamil® Rice é nutricionalmente adaptado à alimentação a longo prazo de crianças com APLV, desde o nascimento até os 36 meses de idade, como a única fonte de nutrientes durante os primeiros 6 meses de vida e como parte de uma dieta diversificada nos meses posteriores. Por sua composição modificada em carboidratos, proteínas e ácidos graxos, bem como seus ingredientes e por ser uma fórmula à base de proteína de arroz extensamente hidrolisada de baixa alergenicidade e alta tolerabilidade, constitui o complemento ideal à dieta de exclusão, em caso de alergia ao leite de vaca ou à soja.

Ingredientes: Maltodextrina, proteína hidrolisada de arroz*, amido de milho, óleo vegetal de palma, óleo vegetal de canola, óleo vegetal de girassol, óleo vegetal de coco, citrato tripotássico, cloreto de cálcio, fosfato de cálcio monobásico, fosfato de cálcio tribásico, L-Iisina, sulfato de magnésio, ácido ascórbico (vitamina C), L-triptofano, bitartarato de colina, L-cistina, citrato trissódico, difosfato férrico, nucleotídeos (citidina, uridina, adenosina, inosina, guanosina), taurina, inositol, acetato de DL-alfa-tocoferil (vitamina E), sulfato de zinco, L-carnitina, acetato de retinol (vitamina A), nicotinamida (niacina), ácido pantotênico, colecalciferol (vitamina D3), biotina, cianocobalamina (vitamina B12), selenito de sódio, riboflavina (vitamina B2), iodeto de potássio, cloridrato de tiamina (vitamina B1), fitomenadiona (vitamina K), ácido fólico, hidrocloreto de piridoxina (vitamina B6), sulfato de cobre, sulfato de manganês, dicitrato tricálcico, emulsificante esteres de mono e diglicerídeos de ácidos graxos com ácido cítrico (INS 472c), reguladores de acidez hidróxido de potássio (INS 525) e hidróxido de cálcio (INS 526), antioxidante mistura concentrada de tocoferóis (INS 306).

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

FONTE PROTEICA. Não contém leite ou produtos lácteos.

Novamil® Rice atende às recomendações da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Sociedade Europeia de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição (ESPGHAN) para fórmulas infantis; 100 ml de fórmula com diluição padrão (13,5%) fornecem 68 kcal.

Sua composição nutricional satisfaz adequadamente os requisitos de energia e nutrientes para garantir o crescimento e desenvolvimento da criança.

FORMULAS SEM LACTOSE

NAN SL

NAN S.L. 400g Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes destinada a necessidades dietoterápicas específicas com restrição à lactose. Contém DHA&ARA e nucleotídeos.

Ingredientes: Maltodextrina, oleína de palma, proteína do soro do leite*, óleo de canola, óleo de coco, caseinato de potássio*, minerais (citrato de cálcio, cloreto de potássio, citrato sódico, fosfato de cálcio dibásico, fosfato de cálcio tribásico, cloreto de magnésio, sulfato ferroso, sulfato de zinco, sulfato de cobre, iodeto de potássio e sulfato de manganês), óleo de girassol, lecitina de soja, vitaminas (L-ascorbato de sódio, bitartarato de colina, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, acetato de DL-a-tocoferila, riboflavina, tiamina mononitrato, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, filoquinona, D-biotina, colecalciferol, meso-inositol e cianocobalamina), óleo de Crypthecodinium cohnii, óleo de Mortierella alpina, nucleotídeos (citidina 5-monofosfato, sal dissódico de uridina 5-monofosfato, adenosina 5-monofosfato, sal dissódico de guanosina 5-monofosfato), L-carnitina, taurina e regulador de acidez hidróxido de potássio.

 

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE E SOJA.


APTAMIL PRO-EXPERT SL

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes com restrição de lactose, indicada para intolerância à lactose e/ou diarreia, desde o nascimento.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil em pó, sem adição de lactose. Contém LCPUFAs (DHA e ARA) e nucleotídeos.

CARACTERÍSTICAS:

PERFIL DE PROTEÍNAS 100% caseína

PERFIL DE CARBOIDRATOS 100% maltodextrina

PERFIL DE LIPÍDIOS 100% de gordura vegetal (óleos de palma, canola, coco, girassol e Mortierella alpina). Com adição de ARA na concentração de 0,35% e de DHA na concentração de 0,2% dos lipídios totais

 

  • OSMOLARIDADE (m0smol/L): 150
  • OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 170

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO:

  1. Lata de 400g – 2046 kcal / ~3101 mL
  2. Lata de 800g – 4092 kcal / ~6202 mL

INGREDIENTES: Maltodextrina, óleos vegetais (palma, canola, coco, girassol), caseinato*, citrato de sódio, citrato de potássio, fosfato de cálcio tribásico, cloreto de potássio, cloreto de magnésio, hidrogênio fosfato de dipotássio, carbonato de cálcio, óleo de Mortierella alpina, óleo de peixe, cisteína, cloreto de colina, vitamina C, taurina, triptofano, inositol, sulfato ferroso, vitamina E, sulfato de zinco, nucleotídeos (uridina, citidina, adenosina, inosina, guanosina), L-carnitina, niacina, D-pantotenato de cálcio, biotina, sulfato cúprico, ácido fólico, sulfato de manganês, vitamina A, vitamina B2, vitamina B12, vitamina B1, vitamina D, vitamina B6, iodeto de potássio, vitamina K, selenito de sódio, emulsificante lecitina de soja.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

Fonte proteica. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE LEITE, DE SOJA E DE PEIXE.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,3g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

 

FORMULAS DE SOJA

NAN SOY

  • Indicação: Alimentação de lactentes com restrição de lactose e/ ou proteínas lácteas, indicada para intolerância à lactose, galactosemia, opção familiar e/ou tratamento da Alergia ao Leite de Vaca (APLV) IgE mediada, a partir dos 6 meses.
  • Idade: zero à 12 meses (O Consenso Brasileiro de Pediatria recomenda o uso para lactentes maiores de 6 meses)
  • Kcal/100 ml = 67
  • Diluição: 1 colher medida rasa (4,43 g) para 30 ml de água

NAN Soy 800g: Fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes à base de soja. Contém DHA&ARA.

Ingredientes: Maltodextrina, proteína isolada de soja*, oleína de palma, óleo de soja, óleo de coco, minerais (fosfato de cálcio, citrato de cálcio, cloreto de potássio, fosfato de magnésio dibásico, citrato de potássio, cloreto de sódio, sulfato de zinco, sulfato ferroso, sulfato de cobre e iodeto de potássio), óleo de cártamo, vitaminas (L-ascorbato de sódio, cloreto de colina, acetato de DL a-tocoferila, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, riboflavina, acetato de retinila, cloridrato de piridoxina, tiamina mononitrato, ácido N-pteroil- L-glutâmico, filoquinona, D-biotina, colecalciferol e cianocobalamina), L-metionina, óleo de Crypthecodinium cohnii, óleo de Mortierella alpina, óleo de girassol, lecitina de soja, taurina, L-carnitina e regulador de acidez hidróxido de potássio.

NÃO CONTÉM GLÚTEN. NÃO CONTÉM LEITE OU PRODUTOS LÁCTEOS. ALÉRGICOS: CONTÉM SOJA E DERIVADOS.

APTAMIL PROEXPERT SOJA 1

 

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes com restrição de lactose e/ou proteínas lácteas, indicada para intolerância à lactose, galactosemia e/ou opção familiar, desde o nascimento.

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil de partida em pó, a base de proteína de soja. Contém ácidos graxos essenciais - ácido linoleico (ômega 6) e ácido alfa-linolênico (ômega 3). Isenta de sacarose, lactose e proteínas lácteas.

CARACTERÍSTICAS:

PERFIL DE PROTEÍNAS 100% proteína vegetal – proteína isolada de Soja

PERFIL DE CARBOIDRATOS 100% maltodextrina

PERFIL DE LIPÍDIOS 100% gordura vegetal (óleos de palma, canola, coco e girassol)

 

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 140

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 150

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 400g – 2062 kcal / ~3125 mL

INGREDIENTES: Maltodextrina, óleos vegetais (óleo de palma, óleo de colza, óleo de coco, óleo de girassol altamente oleico, óleo de milho, óleo de girassol), proteína de soja, carbonato de cálcio, cloreto de potássio, fosfato de cálcio tribásico, citrato tripotássico, hidrogênio fosfato de magnésio, cloreto de colina, ácido L-ascórbico, taurina, L-ascorbato de sódio, mio-inositol, citrato trissódico, sulfato ferroso, L-carnitina, sulfato de zinco, palmitato de ascorbila, acetato DL-alfa-tocoferila, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, riboflavina, palmitato de retinila, DL-alfa tocoferol, cloridrato de cloreto de tiamina, cloridrato de piridoxina, sulfato de manganês, sulfato cúprico, iodeto de potássio, ácido N-pteroil-Lglutâmico, fitomenadiona, D-biotina, colecalciferol, selenito de sódio, cianocobalamina e emulsificante lecitina.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,3g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

APTAMIL PROEXPERT SOJA 2

 

  • Indicação: Alimentação de lactentes com restrição de lactose e/ ou proteínas lácteas, indicada para intolerância à lactose, galactosemia, opção familiar e/ou tratamento da Alergia ao Leite de Vaca (ALV) IgE mediada, a partir dos 6 meses.
  • Idade: 6 meses até 2 anos
  • Kcal/100 ml = 68
  • Diluição: 1 colher média-rasa (4,6 g) para 30 ml de água

INDICAÇÃO: Alimentação de lactentes com restrição de lactose e/ ou proteínas lácteas, indicada para intolerância à lactose, galactosemia, opção familiar e/ou tratamento da Alergia ao Leite de Vaca (ALV) IgE mediada, a partir dos 6 meses.

 

 

DESCRIÇÃO: Fórmula infantil de seguimento em pó, a base de proteína de soja. Contém ácidos graxos essenciais - ácido linoleico (ômega 6) e ácido alfa-linolênico (ômega 3). Isenta de sacarose, lactose e proteínas lácteas.

CARACTERÍSTICAS:

  • PERFIL DE PROTEÍNAS 100% proteína vegetal – proteína isolada de Soja
  • PERFIL DE CARBOIDRATOS 100% maltodextrina
  • PERFIL DE LIPÍDIOS 100% gordura vegetal (óleos de palma, girassol, canola e coco)

OSMOLARIDADE (m0smol/L): 160

OSMOLARIDADE (m0smol/Kg): 180

APRESENTAÇÕES / RENDIMENTO: Lata de 400g – 2014 kcal / ~2797 mL Lata de 800g – 4028 kcal / ~5594 mL

INGREDIENTES: Maltodextrina, óleos vegetais (óleo de palma, óleo de canola, óleo de coco, óleo de girassol), proteína de soja, fosfato de cálcio tribásico, cloreto de potássio, carbonato de cálcio, citrato tripotássico, citrato trissódico, hidrogênio fosfato de magnésio, cloreto de colina, sais de magnésio de ácido cítrico, ácido L-ascórbico, taurina, L-ascorbato de sódio, mio-inositol, sulfato ferroso, acetato de DL-alfa-tocoferila, sulfato de zinco, Lcarnitina, nicotinamida, D-pantotenato de cálcio, D-biotina, cianocobalamina, riboflavina, palmitato de retinila, ácido N-pteroil-L-glutâmico, DL-alfa-tocoferol, cloridratode cloreto de tiamina, colecalciferol, cloridrato de piridoxina, sulfato cúprico, iodeto de potássio, fitomenadiona, selenito de sódio, emulsificante lecitina.

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA.

RECONSTITUIÇÃO: Uma colher-medida rasa (aproximadamente 4,6g de pó) para cada 30mL de água morna previamente fervida.

CUIDADOS DE CONSERVAÇÃO: Conservar em local fresco. Após aberto: não refrigerar, conservar a lata bem fechada em local seco e fresco e consumir em até 30 dias.

ISOMIL

 

Composição de Isomil: sólidos de xarope de milho; óleos vegetais, sacarose, isolado de proteínas de soja, minerais, vitaminas (ácido ascórbico, cloreto de colina, acetato de alfatocoferol, nicotinamida, pantotenato de cálcio, cloridrato de tiamina, palmitato de vitaminaA, cloridrato de piridoxina, riboflavina, ácido fólico, filoquinona, biotina, concentrado de vitamina D3 cianocobalamina), L-metionina, taurina e L-carnitina. Contem ácido cítrico como acidulante.

Posologia e Administração de Isomil: adicione uma medida de Isomil para cada 60 ml de água na mamadeira, previamente fervida. 

Indicações de Isomil: é uma fórmula para lactentes à base de sojapreparada sem leite, sem lactose.

Apresentação de Isomil: 400 g.

 

 

 

FORMULAS PARA ALERGIAS GRAVES A PROTEINA DE LEITE DE VACA E INTOLERÂNCIA GRAVE A LACTOSE

(FORMULAS DE AMINOACIDOS)

 

ALFAMINO

Definição do produto: Fórmula infantil constituída 100% de aminoácidos livres com TCM, β-Palmitatos, DHA e ARA, sem adição de lactose.

Apresentação: Lata de 400g

Indicações: Para lactentes e crianças de primeira infância com alergia a múltiplos alimentos ou alergia a hidrolisados proteicos com comprometimento do trato gastrointestinal.

10% de proteínas (100% aminoácidos livres)
45% de carboidrato (88,4% xarope de milho, 10,2% amido de batata, 1,4% maltodextrina)
45% de gorduras (25% TCM, 22% óleo de girassol de alto teor oleico, 20% óleo de canola, 16% óleo de girassol, 10% oleína de palma, 6% ésteres de mono e diglicérides de ácidos graxos com cítroco, 0,5% óleo de C. cohnii rico em DHA, 0,5% óleo de M. alpina rico em ARA).

Lactose 0 g/100 mL. Sem sabor. Não contém glúten.

Preço médio: R$157,00

Idade:  lactentes e de seguimento para lactentes e crianças de primeira infância (< de 1 ano)

Kcal/100 ml = 70

Diluição: 1 medida para 30 ml de água

Tabela Nutricional: 10% de proteínas (100% aminoácidos livres) 45% de carboidrato (88,4% xarope de milho, 10,2% amido de batata, 1,4% maltodextrina) 45% de gorduras (25% TCM, 22% óleo de girassol de alto teor oleico, 20% óleo de canola, 16% óleo de girassol, 10% oleína de palma, 6% ésteres de mono e diglicérides de ácidos graxos com cítroco, 0,5% óleo de C. cohnii rico em DHA, 0,5% óleo de M. alpina rico em ARA).

NEOCATE LCP

 

Preço médio: R$150,00

Idade: lactentes e seguimento para lactentes e crianças na primeira idade (< de 1 ano)

Kcal/100 ml = 67

Diluição: 1 colher média-rasa (4,6 g) para 30 ml de água

Neocate LCP é fórmula infantil para lactentes e de seguimento para lactentes e/ou crianças de primeira infância destinada a necessidades dietoterápicas específicas com restrição de lactose e à base de aminoácidos livres 

NÃO CONTÉM GLÚTEN.

AVISO IMPORTANTE: Este produto somente deve ser usado na alimentação de crianças menores de 1 (um) ano de idade com indicação expressa de médico ou nutricionista. O aleitamento materno evita infecções e alergias e fortalece o vínculo mãe-filho". O leite materno é o melhor alimento para o lactente.

O aleitamento materno é recomendado até os dois anos de idade ou mais. As gestantes e as mulheres que amamentam precisam ingerir uma dieta saudável e equilibrada. O uso de mamadeiras, bico e chupetas pode dificultar o aleitamento materno, principalmente quando se deseja manter ou retornar à amamentação. A introdução de substitutos do leite materno só deverá ser feita com a orientação de um especialista, que deve esclarecer quanto ao custo, risco e impactos sociais desta substituição para o bebê. Para a saúde do bebê, é importante preparar os substitutos do leite materno corretamente e com cuidados de higiene. Sempre seguir as orientações e quantidades prescritas pelo médico ou nutricionista. Este produto só deve ser utilizado quando o aleitamento materno não for possível e deve ser utilizado sob prescrição de médico ou nutricionista. 

NEO ADVANCE

 

Fórmula de aminoácidos elementar, nutricionalmente completa, em pó, para crianças com alergias alimentares ou distúrbios da digestão e absorção de nutrientes. Única fórmula de aminoácidos para crianças com segurança e eficácia comprovadas em pacientes com alergias alimentares. Isenta de proteína láctea, lactose, sacarose, galactose, frutose e glúten.

NÃO CONTÉM GLÚTEN

Apresentação: Lata de 400g.

Preparo na diluição padrão (25%): 1 colher-medida rasa (25g de pó) para cada 85 ml de água.

Obs.: Nos casos de malabsorção e após jejum prolongado, recomenda-se a introdução gradativa de Neocate Advance, tanto em volume quanto em concentração. Sugere-se a diluição inicial de 1 colher-medida (25g) + 170ml de água, a qual apresenta osmolalidade de 288 mOsm/kg água.

 

PURAMINO

 

INDICAÇÃO:

fórmula infantil à base de aminoácidos livres para lactentes com alergia à proteína do leite de vaca (grave)1 e/ou múltiplas alergias alimentares.

RECONSTITUIÇÃO:

uma medida rasa (4,5 g) para cada 30 ml de água.

RENDIMENTO:

1 LATA 400 g = 1.976 kcal / 2.906 ml 32 mamadeiras de 90 ml

PERFIL PROTEICO:

100% A.A. livres.

PERFIL LIPÍDICO:

100% lipídios vegetais.

PERFIL DE CARBOIDRATOS:

95% polímeros de glicose e 5% amido

Ingredientes: maltodextrina, óleo vegetal de palma, óleo vegetal de soja, óleo vegetal de coco, óleo vegetal de girassol altamente oléico, ácido L-aspártico, amido modificado, L-leucina, fosfato de cálcio dibásico, cloridrato de L-lisina, L-prolina, L-alanina, citrato de potássio, L-valina, sal sódico do ácido glutâmico, L-isoleucina, L-serina, L-treonina, L-tirosina, L-arginina, mistura de ácido araquidônico do óleo de M. Alpina e ácido docosahexaenóico do óleo de C. Cohnii, L-fenilalanina, citrato de cálcio, L-histidina, L-cistina, glicina, citrato de sódio, L-triptofano, L-metionina, cloreto de potássio, cloreto de colina,  hidróxido de cálcio, mio-inositol, óxido de magnésio, ácido L-ascórbico, sulfato ferroso, taurina, acetato de DL-alfa tocoferila, sulfato de zinco, L-carnitina, palmitato de retinila, nicotinamida, fitomenadiona, D-pantotenato de cálcio, colecalciferol, D-biotina, sulfato cúprico, cianocobalamina, sulfato de manganês, riboflavina, cloridrato de cloreto de tiamina, cloridrato de piridoxina, ácido N-pteroil-L-glutâmico, iodeto de sódio e selenito de sódio. 

NÃO CONTÉM GLÚTEN. ALÉRGICOS: CONTÉM DERIVADOS DE SOJA (ÓLEO DE SOJA).

SINTESE DAS INDICAÇÕES:

a visÃO DO ESPECIALISTA NA ESCOLHA DE FÓRMULAS INFANTÍS PARA LACTENTES SAUDÁVEIS

A alimentação dos lactentes é uma preocupação constante dos pais e dos pediatras e, especialmente quando o leite materno não está disponível, surgem questões em relação à melhor estratégia a ser adotada. Nesses casos, recomenda-se a adoção de fórmulas infantis com nutrientes em quantidade e qualidade adequadas, o mais próximo possível do leite materno (LM), considerado o padrão-ouro para lactentes

Assim, fórmulas à base de proteína de leite de vaca (PLV) intacta, enriquecidas com nutrientes essenciais, são recomendadas para lactentes saudáveis que não podem ser amamentados ao seio.

Por outro lado, cresce a preocupação com a alergia alimentar (AA), cuja prevalência vem aumentando consideravelmente nas últimas décadas e chega a ser encarada como um problema de saúde pública, pois tem impacto significante sobre a qualidade de vida dos pacientes e suas famílias.

A alergia à proteína do leite de vaca (APLV) é a alergia alimentar mais comum em crianças, atinge 2,5% de lactentes e pré-escolares, e seu pico de prevalência parece ocorrer no primeiro ano de vida.

Diante desse quadro, o melhor seria adotar uma abordagem de prevenção eficiente, que pelo menos minimizasse o desenvolvimento da AA, antes mesmo que o diagnóstico seja estabelecido. Entretanto, como fazer isso? Quais critérios empregar para tomar a melhor conduta?

Para se adotar a estratégia preventiva correta é necessário entender quais os fatores relacionados a esse aumento.

Fatores genéticos são importantes, mas certamente não estão atuando sozinhos.
O histórico familiar e a exposição ao alérgeno foram identificados como fatores críticos para o prognóstico de alergias, incluindo a sensibilização á proteína do leite de vaca. Diversas metanãlises mostram que a amamentação de lactentes de alto risco para AA, durante os primeiros 3 a 6 meses de vida, é o padrão ouro para prevenir alergias.

Uma recente metanálise menciona que há evidências de baixa qualidade sugerindo que fórmulas hidrolisadas podem reduzir as alergias infantis, entretanto, ainda são necessários mais estudos pqra apoiar essa abordagem.

Por outro lado, não há evidências que sugiram que a introdução tardia de alimentos alergênicos previna o desenvolvimento de alergias; atrasar a introdução alimentar simplesmente adia a manifestação de uma alergia pré-existente. Há, entretanto, evidência emergente de que a intervenção precoce nos lactentes em risco de alergia pode prevenir o desenvolvimento de alergias na infância.
Estudos das alterações nas funções dos genes relacionados a influências ambientais - a epigenética - estão trazendo evidências que podem ajudar a explicar os mecanismos subjacentes ao desenvolvimento de AA.

Deve-se notar que há 2 tipos de resposta envolvidos no desenvolvimento de AA - tolerância ou alergia/sensibilização, que exigem reconhecimento ativo do alérgeno pelo sistema imunológico gastrintestinal.

Para uma resposta imune adequada, o sistema imunológico deve ser capaz de distinguir entre antígenos patogênicos e antígenos inofensivos, como as PLV.

Acredita-se que a APLV é o resultado da incapacidade do sistema imunológico de desenvolver tolerância oral às PLV A tolerância oral é mantida às custas de uma reação imunológica de supressão contínua, caracterizando portanto a tolerância como um processo ativo.
Houve um impulso nos últimos anos para a aceitação de que a introdução precoce de alimentos alergênicos pode ser importante para induzir â tolerância.
Assim, parece cada vez mais evidente que o adequado é promover o desenvolvimento de tolerância durante os períodos precoces de vulnerabilidade imunológica, aproveitando a chamada "janela de imunidade".

Considerando-se então o conhecimento atual, e a controvérsia em relação à APLV, é interessante ouvir a palavra do Especialista sobre a melhor estratégia a ser adotada no sentido de, se possível, prevenir esse tipo de alergia nos lactentes de risco, porém preservando a oferta alimentar ideal aos lactentes saudáveis.

D-ra Ariana Yang, Doutora em Ciências pela USP, responde á uma excelente entrevista feita pelo Mead-Johnson:

1. Que crianças são consideradas de risco para desenvolvimento de alergia alimentar? Que critérios devem ser considerados importantes para a identificação de risco?
"São considerados lactentes de risco para desenvolvimento de alergia aqueles que possuem história familiar de atopia, ou seja, quando o pai e/ou a mãe, ou irmão apresentarem alguma doença alérgica como: asma, rinite, dermatite atópica, conjuntivite alérgica ou alergia alimentar. A história clínica é suficiente para definir estes antecedentes de risco, embora alguns estudos tenham aplicado outros métodos complementares para definição de risco (IgE, testes de hipersensibilidade), isso não é essencial."

2. Como aplicar na prática os conceitos relacionados à janela de imunidade?
"Num passado recente, quando se observou o aumento das alergias alimentares relacionadas a um pequeno grupo de alimentos, identificados como de maior potencial alergênico, a recomendação foi no sentido de se fazer a introdução mais tardia destes alimentos. Porém, sabe-se atualmente que perder a oportunidade de introdução durante um período conhecido como janela de imunidade, que parece variar entre os 4 e 8 meses de vida, poderia dificultar o reconhecimento imunológico e o desenvolvimento de tolerância para as proteínas destes alimentos.

  • Em relação às crianças consideradas de risco -  nas crianças de risco, recomenda-se aleitamento materno exclusivo por 6 meses, sendo no mínimo 4 meses, e não há indicação de dieta de restrição para a nutriz. Caso haja necessidade de complementação, as fórmulas hidrolisadas são indicadas. Quanto á introdução de alimentos sólidos, deve ser orientada de forma rotineira como para crianças saudáveis, a partir de 4-6 meses.
  • Em relação às crianças saudáveis - Para crianças saudáveis, não há indicação de fórmulas hidrolisadas e também não se deve atrasar a introdução de alimentos sólidos, realizada a partir de 4-6 meses."

3. Considerando-se esses conceitos, há justificativa para utilização de fórmulas infantis com proteínas hidrolisadas em crianças saudáveis?
"Considerando que uma criança saudável, do ponto de vista imunológico, está apta a aprender a reconhecer proteínas alimentares e desenvolver tolerância, não há justificativa para privar estas crianças deste contato com proteínas intactas do leite, e portanto não é indicado o uso de fórmulas hidrolisadas para crianças saudáveis."

4. Em relação à introdução de novos alimentos, qual a melhor estratégia (para lactentes "de risco" e saudáveis), incluindo a proteína de LV?
"Apesar dos resultados que mostram redução de risco de alergia com a introdução precoce (antes dos 6 meses) dos alimentos alergênicos, ainda não há consenso de que esta prática deva ser recomendada de forma geral, considerando que populações específicas foram estudadas.

Assim, o que se recomenda atualmente é que não se retarde a introdução de alimentos alergênicos. Recomenda-se que a partir dos 6 meses seja feita rotineiramente a introdução de alimentos, tanto para crianças saudáveis, quanto de risco para alergia, sabendo que o risco de desenvolver alergia poderia ser maior naquelas com predisposição atópica, que forem privadas do contato com o alimento dentro desta "janela de imunidade"."

5. Quando não há possibilidade de se manter o aleitamento materno exclusivo, qual a melhor estratégia de complementação - ou seja, que fórmula indicar (para lactentes "de risco" e saudáveis)?
"Quando realmente não há possibilidade de se manter o aleitamento materno exclusivo, as evidências científicas atuais respaldam as recomendações dos principais consensos que tratam do assunto. Assim, as fórmulas hidrolisadas são indicadas como estratégia de prevenção de alergias para lactentes de risco, enquanto para lactentes saudáveis recomenda-se fórmula infantil apropriada para a idade, com proteína intacta."

 

MISODOR, 07 DE DEZEMBRO DE 2017

 

BIBLIOGRAFIA:

  1. Alimentação na Criança - Ciro João Bertoli Prof. Dr. Disciplina de Pediatria – UNITAU Prof. Dr. Dep. Materno- Infantil – FSP- USP
  2. http://www.danonenutricao.com.br/produtos
  3. http://www.danonebaby.com.br/formulas-infantis/
  4. http://www.danonebabyprofissionais.com.br/
  5. http://www.sabordeviver.com.br/produtos/nutricao-infantil
  6. https://meadjohnson.com.br/produtos/
  7. E-book do Portal de Pediatria - disponivel no endereço http://exclusivo.portalped.com.br/formulas-infantis
  8. Folhetos de propaganda do Nestlé, Mead-Johnson, Danone e Abbott, aleatoriamente, sem nenhum compromisso com qualquer uma destas marcas