USUARIO
SENHA
NÃO SOU CADASTRADO
NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO

 

OBJETIVA:
A gestão dos sistemas de informação epidemiológica é uma das atribuições da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e inclui:
A. a normatização técnica, com definição de instrumentos e fluxos, a consolidação de dados provenientes dos Estados e a retroalimentação dos dados.
B. a definição de planos de vigilância a serem incluídos nos planos de saúde dos estados e municípios e a divulgação dos dados nacionais.
C. a apreciação dos planos de saúde dos Estados nos itens referentes à vigilância em saúde e a emissão de pareceres para o Conselho Nacional de Saúde.
D. a normatização técnica, a construção de sistemas informatizados que possam fornecer informações atualizadas sobre as doenças de notificação compulsória.
E. o dimensionamento de recursos humanos para a viabilização dos sistemas de informação epidemiológica nos Estados e municípios.

RECOMENDAÇÃO PARA RESUMOS: NOVAPEDIATRIA.COM.BR
DISCURSIVA:
Pergunta-se:
1) Como podemos aumentar o rendimento diagnóstico do ECG? (0,1 pontos)
2) Qual caracteristica ECG podemos utilizar como evidencia objetiva de isquemia miocárdica transitória? 0,1 p
3) O que significa um ECG normal com dor toracica ? (0,1 pontos)
4) Muitas vezes vamos achar subdesnivel de ST. Isso significa o que? (0,1 pontos)
5) Qual é o significado de onda T negativa, sem modificação do segmento ST?

CASO CLINICO:
Um homem de 41 anos se encontra em tratamento para quadro de diarreia sanguinolenta, dor abdominal e perda ponderal que se iniciou há cerca de 1 mês. Na época realizou colonoscopia para o diagnóstico de sua doença (foto esquerda) e a seguir iniciou terapia, a qual obteve sucesso incompleto na resolução de seus sintomas. Ontem à noite iniciou vômitos alimentares, febre alta, novos episódios diarréicos e evoluiu com distensão abdominal. Radiografia de abdômen é mostrada na foto da direita:

a) Qual o diagnóstico da doença de base apresentada pelo paciente?(0,09375 pontos)
b) Cite duas drogas que o paciente poderia estar utilizando para o tratamento de sua doença de base.(0,0625 pontos)
c) Qual a complicação apresentada nas últimas 24 horas?(0,0625 pontos)
d) Qual o tratamento da complicação (0,28125 pontos)?