USUARIO
SENHA
NÃO SOU CADASTRADO
NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO

 

OBJETIVA:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao paciente traumatizado:
A. agitação, torpor, cianose central, tiragem, taquipnéia e dispnéia nos induzem a pensar em comprometimento da função respiratória.
B. quando escutamos respiração “ruidosa” e alteração na voz (disfonia), principalmente quando associadas à diminuição bilateral da expansibilidade torácica, o problema está mais freqüentemente nas vias aéreas.
C. se o doente está falando, sua voz não tem problemas e há nítida insuficiência respiratória, não deve haver problema mais específico de troca gasosa, não necessitando exame torácico.
D. vômitos freqüentes, falta de dentes ou próteses, como também fraturas complexas de face com sangramento maior chamam a atenção para possibilidade de aspiração.
E. em todos os traumatizados a coluna vertebral deve ser mantida alinhada até que a presença de uma fratura vertebral e/ou lesão raquimedular

RECOMENDAÇÃO PARA RESUMOS: NOVAPEDIATRIA.COM.BR
DISCURSIVA:
Enumeram os achados diagnósticos em caso de apendicite na Rotina de Abdome Agudo.

CASO CLINICO:
Um homem de 55 anos apresentou um episódio de hematoquezia há uma semana. Seu exame proctológico foi normal. Solicitada sigmoidoscopia flexível que identificou lesão em sigmóide. A seguir programou-se colonoscopia. A única anormalidade encontrada está exposta na figura abaixo:

a) Qual o diagnóstico macroscópico da lesão? (0,1 pontos)
b) Esta lesão pode ser pré-maligna? Caso sua resposta seja SIM, justifique. (0,2 pontos)
c) Qual o tratamento de escolha da lesão? (0,1 pontos)
d) Qual o acompanhamento a longo prazo que você recomendaria para este paciente? (0,1 pontos)