USUARIO
SENHA
NÃO SOU CADASTRADO
NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO

 

OBJETIVA:
Na leptospirose NÃO encontra(m)-se:
A. destrabeculação dos hepatócitos
B. impregnação biliar dos rins
C. hemorragias musculares
D. miocardite
E. sequestro esplenico

RECOMENDAÇÃO PARA RESUMOS: NOVAPEDIATRIA.COM.BR
DISCURSIVA:
Expliquem o que é a estomatite muriforme do Aguiar-Pupo, qual é a doença em qual aparece e qual o agente patôgeno implicado.

CASO CLINICO:
Um infante de 5 meses de idade é levado ao pronto-socorro após ter 'parado de respirar por aproximadamente 20 segundos e ficado azul ao redor dos lábios'. Ele começou a respirar novamente após a mãe ter 'assoprado em sua face'. Não houve outros sintomas, como doença do trato respiratório superior, febre, vômito, diarreia ou mudança nos hábitos alimentares. Sua alimentação consiste em, aproximadamente, 700 mL a 1L de fórmula infantil por dia e alguns alimentos sólidos; a criança sempre se alimentou bem, embora geralmente 'cuspa' após comer.
A criança está um pouco irritada quando você a examina pela primeira vez. O exame físico é completamente normal, exceto pela presença de sangue seco em ambas as narinas da criança. A saturação de oxigênio em ar ambiente da criança é de 98%. Faz aproximadamente 90 minutos desde que o bebê 'ficou azul', e a mãe parece estar bem assustada com estes eventos.
O histórico familiar é notável pela morte de um irmão durante o sono 2 anos atrás, subsequentemente rotulada como síndrome da morte súbita infantil (SIDS).
1) Quais são os testes de triagem que necessitam ser realizados em caráter de emergência? (0,25 p)
2) Qual a significância do histórico familiar notável pela morte do irmão durante o sono 2 anos atrás? (0,25 p)