USUARIO
SENHA
NÃO SOU CADASTRADO
NÃO LEMBRO A SENHA/USUÁRIO

 

OBJETIVA:
Um menino de 6 meses de idade é levado a uma consulta pediátrica de rotina. Seus pais notam que as manchas claras na pele do menino estão cada vez mais evidentes. Eles não sabem se estas estavam presentes desde o nascimento, pois a pele da criança era muito clara naquela época. O exame revela seis manchas ovais hipopigmentadas no tronco e extremidades medindo 1-5 cm em diâmetro. A presença de três máculas hipopigmentadas na primeira infância é:
A. um critério diagnóstico da esclerose tuberosa
B. comum na população em geral
C. um fator de risco para o desenvolvimento de vitiligo
D. típico da síndrome de Klippel-Trenaunay
E. um indicador de fotossensibilidade

RECOMENDAÇÃO PARA RESUMOS: NOVAPEDIATRIA.COM.BR
DISCURSIVA:
Varias vezes a mastite puerperal esta confundida com o carcinoma inflamatório de mama. O essencial é fazer um diagnostico diferencial muito competente que elimina a possibilidade de tratar um carcinoma como se fosse uma infecção e do contrario – o que constitua um erro lamentável. Indiquem as semelhanças e as diferenças entre as duas patologias.

CASO CLINICO:
A.L.S., 32 anos, masculino, lavrador, natural e residente cem Governador Valadares, casado. Relata que sua doença iniciou há 2 semanas, quando foi acometido repentinamente de violenta hematêmese, vomitando ± 2 litros de sangue vermelho rutilante e uma certa porção de sangue escuro coagulado, seguido de tonteira e sudorese. Internado imediatamente, tomou 2 litros de sangue. No dia seguinte ao internamento, surgiu-lhe melena , que durou de 3 a 4 dias. Sete dias após recebeu alta hospitalar. Já em bom estado de saúde e foi-lhe recomendado procurar recursos em Belo Horizonte para submeter-se a tratamento cirúrgico. Relata contacto permanente com águas naturais da região.
EXAME FÍSICO:
Paciente em bom estado de nutrição, mucosas hipocoradas, PA 120/70, pulso 72 pulsações/minuto, com hepatoesplenomegalia e circulação colateral abdominal tipo porta. O fígado era palpável a 3 dedos (5,5 cm) do rebordo costal direito, de consistência aumentada, liso indolor. Baço tipo III de Boyde. Ausência de ascite, edemas, aranhas vasculares.

1) Enumeram as causas prováveis da hematêmese.

2) Quais são os exames de laboratório que você vai pedir? Justifique.

3) Qual é a principal hipótese diagnóstica e porque?